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Abstract(s)
A indústria do turismo caracteriza-se pela sua heterogeneidade e pelo grande volume
de transacções realizadas on-line. Cada vez mais os pequenos operadores turísticos
optam por desenvolver os seus pequenos sistemas de reservas, para não terem de estar
submetidos ao pagamento de comissões às entidades que gerem os grandes sistemas
de informação turística. Devido a este facto, têm surgido um grande número de novas
fontes de informação turística na Internet. A proliferação de informação turística torna
complexo o planeamento das férias por parte do turista. A implementação de sistemas
de integração de informação turística torna-se uma necessidade urgente. Ao mesmo
tempo que ajudam o turista no planeamento das férias, também permitem aos
operadores implementarem novas estratégias de marketing. Uma destas novas
estratégias de marketing passa pela implementação do conceito de “Dynamic
Packaging”. O “Dynamic Packaging” permite ao turista, ou ao agente turístico, a
construção de pacotes que incluem produtos turísticos escolhidos por este sem
qualquer limitação. Aos operadores turísticos, permite a criação de regras de negócio sobre a constituição de um pacote. As regras são depois aplicadas dinamicamente à medida que os pacotes são definidos.
A arquitectura SEED define a implementação de um sistema de integração de
informação turística. Pretende também disponibilizar a base para a implementação de
sistemas que suportem o “Dynamic Packaging”. A integração da informação é realizada através da utilização das tecnologias associadas à Web Semântica. A implementação do “Dynamic Packaging” é suportada pela utilização de motores de inferência que permitem a definição e interpretação de regras semânticas.
Description
Keywords
Integração de sistemas Web semântica Regras semânticas Dynamic packaging Produtos turísticos Ontologia Inferência . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia