Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCamacho, Maria José de Jesus
dc.contributor.authorAlves, Micaela Arnek Rodrigues da Costa
dc.date.accessioned2023-03-06T11:47:09Z
dc.date.available2023-03-06T11:47:09Z
dc.date.issued2022-11-02
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e possui como principal objetivo a obtenção de grau de mestre nestas áreas de educação. Este tem como finalidade a partilha das experiências vivenciadas ao longo das três práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos educativos enunciados anteriormente, sendo que a prática referente ao Pré-Escolar decorreu no Auxílio Maternal do Funchal e as práticas do 1.º Ciclo do Ensino Básico no Colégio do Marítimo. Cada vez mais compreende-se que o processo educativo deve apresentar na sua essência a criança, sendo esta responsável pela aquisição e desenvolvimento de novos conhecimentos. Para que tal possa acontecer, deve dar-se maior relevância à Inovação Pedagógica a fim de colmatar as consequências de uma educação tradicional. Numa primeira parte deste relatório apresenta-se uma fundamentação teórica que contextualiza as práticas evidenciadas, na medida em que toda a ação educativa deverá possuir como alicerce uma intencionalidade pedagógica e didática. De modo a alcançar uma atitude reflexiva e crítica e com o intuito de resolver problemáticas específicas de cada grupo de intervenção, desenvolveram-se três projetos baseados na metodologia de Investigação ação. Assim sendo, na parte dois deste relatório apresenta-se uma breve fundamentação que sustenta os projetos desenvolvidos. Por fim, a terceira parte deste relatório destinar-se-á à explanação das práticas desenvolvidas nos contextos referenciados anteriormente. Em suma, este relatório constitui-se como uma profunda reflexão e análise de toda a prática desenvolvida ao longo da minha formação, tendo por base uma revisão literária que possui como principal objetivo colocar em primeiro lugar os interesses e as necessidades das crianças.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report comes within the scope of a Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and its main objective is to obtain a Master's Degree in these areas of education. The purpose of this is to share the experiences lived during the three pedagogical practices developed in the educational contexts mentioned above, teaching practice of Pre-School at the Auxílio Maternal do Funchal and teaching practice of 1st Cycle of Basic Education at the Colégio do Marítimo. It is increasingly understood that the educational process must present in its essence the child, being responsible for the acquisition and development of new knowledge. For this to happen, greater relevance must be given to Pedagogical Innovation in order to address the consequences of a traditional education. In the first part of this report, a theoretical foundation is presented that contextualizes the practices highlighted, seeing that all educational action must have a pedagogical and didactic intention as a foundation. In order to achieve a reflective and critical attitude and with the aim of solving specific problems of each intervention group, three projects were developed based on the Action Research Methodology. Therefore, part two of this report presents a brief rationale that supports the projects developed. Finally, the third part of this report will be dedicated to the explanation of the practices developed in the contexts mentioned above. In short, this report constitutes a deep reflection and analysis of all the practice developed throughout my training, based on a literary review whose main objective is to put children's interests and needs first.pt_PT
dc.identifier.tid203240375pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5085
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectPre-School Educationpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectReflexionpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio - Micaela Alves.pdf
Size:
5.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: