Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.11 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de estágio visa integrar grande parte da intervenção didático-pedagógica do ano letivo 2011/2012, na Escola Secundário Jaime Moniz, numa reflexão cientificamente sustentada.
De um modo geral, pretendemos dar a conhecer e analisar o trabalho realizado ao longo desta formação inicial, mostrando as competências adquiridas, as experiências vivenciadas e as estratégias de planeamento e gestão adotadas para um processo de transformação, quer dos alunos, quer do professor estagiário. Para um melhor enquadramento da nossa estadia, ao longo do respetivo ano letivo, começámos por caraterizar a escola em questão como forma de compreender o seu meio envolvente. De
seguida, e atendendo às linhas programáticas definidas para este estágio, respeitámos as quatro grandes atividades propostas: prática letiva (planeamento, intervenção, controlo e avaliação, assistência às aulas), atividade de intervenção na comunidade escolar, atividades de integração no meio (direção de turma, caraterização da turma, estudo de caso, ação de extensão curricular) e atividades de natureza científico-pedagógica (individual e coletiva).
Todas estas atividades refletem as respostas necessárias à intervenção pedagógica de um
docente, pois há toda uma solicitação de comportamentos que, com a prática, visam ser
induzidos, estimulando a capacidade de identificação de problemas e de criação, seleção e operacionalização de estratégias, resultando numa transformação do indivíduo e numa melhor integração no sistema educativo.
Os capítulos finais, visam ilustrar as considerações de todo o processo de formação e as recomendações para futuros estágios.
Description
Keywords
Estágio pedagógico Educação física Processo de formação Competências Avaliação Reflexão Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Centro de Ciências Sociais