Publication
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
dc.contributor.advisor | Lopes, Hélder Arsénio | |
dc.contributor.advisor | Correia, Ana Luisa | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Lisa Raquel dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2014-01-21T15:57:18Z | |
dc.date.available | 2014-01-21T15:57:18Z | |
dc.date.issued | 2014-01-21 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio visa integrar grande parte da intervenção didático-pedagógica do ano letivo 2011/2012, na Escola Secundário Jaime Moniz, numa reflexão cientificamente sustentada. De um modo geral, pretendemos dar a conhecer e analisar o trabalho realizado ao longo desta formação inicial, mostrando as competências adquiridas, as experiências vivenciadas e as estratégias de planeamento e gestão adotadas para um processo de transformação, quer dos alunos, quer do professor estagiário. Para um melhor enquadramento da nossa estadia, ao longo do respetivo ano letivo, começámos por caraterizar a escola em questão como forma de compreender o seu meio envolvente. De seguida, e atendendo às linhas programáticas definidas para este estágio, respeitámos as quatro grandes atividades propostas: prática letiva (planeamento, intervenção, controlo e avaliação, assistência às aulas), atividade de intervenção na comunidade escolar, atividades de integração no meio (direção de turma, caraterização da turma, estudo de caso, ação de extensão curricular) e atividades de natureza científico-pedagógica (individual e coletiva). Todas estas atividades refletem as respostas necessárias à intervenção pedagógica de um docente, pois há toda uma solicitação de comportamentos que, com a prática, visam ser induzidos, estimulando a capacidade de identificação de problemas e de criação, seleção e operacionalização de estratégias, resultando numa transformação do indivíduo e numa melhor integração no sistema educativo. Os capítulos finais, visam ilustrar as considerações de todo o processo de formação e as recomendações para futuros estágios. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/525 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Processo de formação | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Reflexão | por |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ensino da Educação Física e Desporto nos Ensinos Básico e Secundário | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Educação Física e Desporto nos Ensinos Básico e Secundário | por |