Repository logo
 
Publication

A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.contributor.advisorGarcês, Soraia Fernandes
dc.contributor.authorXavier, Filipe Duarte Fernandes
dc.date.accessioned2017-09-05T14:38:53Z
dc.date.available2017-10-05T00:30:10Z
dc.date.issued2017-03-30
dc.description.abstractO papel dos pais/encarregados de educação e dos professores são cruciais para o desenvolvimento e o sucesso educativo dos alunos. Numa altura em que se observa a existência de níveis elevados de insucesso escolar, é importante compreender de que forma estes agentes educativos poderão contribuir para o (in)sucesso académico. O presente estudo pretende apurar de que modo a perceção que os pais/encarregados de educação e os diretores de turma têm acerca do comportamento dos alunos se relaciona com o rendimento escolar. O estudo conta com a participação de 396 alunos matriculados no 2º ciclo do Ensino Básico que integram o Projeto de Capacitação de Alunos da RAM. Globalmente, os resultados mostram que as perceções positivas dos pais/encarregados de educação e dos diretores de turma acerca do comportamento dos seus educandos estão associadas a um rendimento escolar mais elevado. Mais ainda, foi possível encontrar modelos preditivos tanto para o comportamento como para o rendimento académico, tendo a perceção dos encarregados de educação e dos diretores de turma como variáveis preditivas.pt_PT
dc.description.abstractSchool and family are crucial to the development and educational success of students. At a time where we observe the existence of high levels of school failure, it is important to understand how these two educators, school and family, can contribute to academic success. This study aims to understand how the perception that parents and class directors have about student’s behavior relates to their academic performance. This study contains a sample of 396 students enrolled in the 2nd cycle of basic education that are part of Student Empowerment Projet of RAM. Overall, the results show that parents/guardians’ and class directors’ positive perception about students behavior are associated with a higher school performance. Moreover, we were able to find predictive models both for the behavior as to academic performance, having EE’s and DT’s perception as predictive variables.pt_PT
dc.identifier.tid201689006pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1624
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPais e encarregados de educaçãopt_PT
dc.subjectDiretores de turmapt_PT
dc.subjectComportamentopt_PT
dc.subjectRendimento escolarpt_PT
dc.subjectParents/Guardianspt_PT
dc.subjectClass directorpt_PT
dc.subjectBehaviourpt_PT
dc.subjectSchool performancept_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleA perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoFilipeXavier.pdf
Size:
1.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: