Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.08 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Pretende-se nesta comunicação reflectir o papel da tecnologia na criação de
contextos escolares baseados no construtivismo / construcionismo, bem como na
potencialização de mecanismos de aprendizagem colaborativa.
Inseridos numa investigação qualitativa de natureza etnográfica, desenvolvida
numa escola urbana do Funchal, o investigador e a professora da sala analisam relatos da vida de uma sala de aula, numa turma do 4º ano de escolaridade, a partir do
momento em que os alunos, manuseando as ferramentas tecnológicas, desenvolvem
acções que não tem a ver directamente com o currículo e que o amplia. O Weblog
afirma-se com espaço de comunicação entre a escola o mundo, criado e mantido pelos
alunos, num claro desafio ao currículo, ampliando o espaço de actuação da escola.
As implicações desta reflexão levam-nos por um lado, ao debate sobre a natureza da
aprendizagem, e em específico aos mecanismos de aprendizagem colaborativa. Por outro, à forma como se concebe a incorporação da tecnologia em contextos escolares,
baseados no construtivismo / construcionismo, bem como os dispositivos necessários à sua incorporação.
Description
Keywords
Aprendizagem colaborativa Construtivismo Construcionismo TIC Weblogs . Centro de Ciências Sociais
Citation
Brazão, P., Camacho, H. (2007). Tecnologia, actividade autêntica e actividade escolar – uma experiência no 1º Ciclo do Ensino Básico. In J. M. Sousa (Org). Actas do IX Congresso da SPCE: Educação para o sucesso: políticas e actores. Vol. 2. Universidade da Madeira, 26 a 28 de abril de 2007. (Porto): SPCE, pp. 859-870. (ISBN 978-989-8148-21-6).
Publisher
Universidade da Madeira