Repository logo
 
Publication

Ensino secundário: entre o ensino liceal e o ensino profissional

dc.contributor.authorRodrigues, Liliana
dc.date.accessioned2022-12-06T14:10:16Z
dc.date.available2022-12-06T14:10:16Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractO ensino secundário, ao se tornar um ensino de massas, tem se organizado e funcionado como um ensino de elites. A sua unificação, longe de produzir uma real igualdade de oportunidades, prorrogou a selecção e a decepção. Ao diversificar, de forma ainda somítica, as modalidades e percursos formativos não foi capaz de produzir efeitos positivos precisamente por estar sobredeterminado pelo academismo e pela desvalorização social. De facto, a frequência das distintas vias do ensino secundário, particularmente o ensino profissional, parece estar marcada pela origem social dos alunos e isto garante a perpetuação da estratificação social. Desde sempre que a escola secundária tem tido o ensino liceal como referência. Ele é a norma, é a identidade. O ensino profissional é o diferente, é a alteridade, é o desvio. É o “Outro”. É o momento do “Nós” e “Eles”. Neste sentido, o que significa a expressão “Escola Inclusiva”?pt_PT
dc.description.abstractWhen becoming an education of masses secondary teaching has been organized and has functioned as an education of the elites. Its unification, far from producing a real equality of chances, prorogued the selection and the disillusionment. When diversifying, in a still restricted way, the formative modalities and passages, it was not capable to produce positive effects for being dominated by the academism and social depreciation. In fact, the attendance of distinct ways of secondary education, particularly the vocational teaching, seems to be marked by the social origin of the students which guarantees the perpetuation of the social stratification. Since always that secondary school has had school education as reference. It is the norm, it is the identity. Professional education is the different one, it is the alterity, it is the “shunting line”. It is the "Other". It is the moment of "Us" and "Them". In this sense, what means the expression “Inclusive School”?pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, L. (2008). Ensino secundário: entre o ensino liceal e o ensino profissional. In Christine Escallier e Nelson Veríssimo (Org.) Educação e cultura: Actas do II Colóquio do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira e VII Colóquio Internacional da Sociedade Europeia de Etnografia da Educação (pp. 286-300). Funchal: DCE – Universidade da Madeira.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4854
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeirapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Secundáriopt_PT
dc.subjectEnsino profissionalpt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleEnsino secundário: entre o ensino liceal e o ensino profissionalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage300pt_PT
oaire.citation.startPage286pt_PT
oaire.citation.titleEducação e cultura: Actas do II Colóquio do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira e VII Colóquio Internacional da Sociedade Europeia de Etnografia da Educaçãopt_PT
person.familyNameRodrigues
person.givenNameLiliana
person.identifier.ciencia-id0513-E9C4-FE47
person.identifier.orcid0000-0002-8388-3042
person.identifier.ridA-9637-2014
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3b46e971-61c6-4b0d-a6bd-33c6cbbf12a4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3b46e971-61c6-4b0d-a6bd-33c6cbbf12a4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ensino secundário entre o ensino liceal e o ensino profissional.pdf
Size:
348.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: