Repository logo
 
Publication

A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFraga, Nuno Miguel da Silva
dc.contributor.authorRocha, Maria Susana Marques Silva
dc.date.accessioned2018-01-24T10:15:56Z
dc.date.available2018-01-24T10:15:56Z
dc.date.issued2017-04-21
dc.description.abstractEsta investigação baseou-se no estudo da Aprendizagem Cooperativa como estratégia de ensino e aprendizagem que fomenta a cooperação entre alunos e proporciona o desenvolvimento de competências sociais e a aquisição do conhecimento através de ambientes construtivistas na sala de aula. A Liderança, fator relevante no sucesso organizacional, também foi abordada no sentido de identificar os estilos de liderança das coordenadoras do Projeto de Aprendizagem Cooperativa (PAC) e reconhecer as práticas pedagógicas neste projeto. Para isso, para além da revisão da literatura, recorreu-se a uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo na qual o estudo de caso foi a metodologia escolhida. Os dados obtidos provieram das opiniões dos alunos, professores e coordenadoras. Usou-se vários instrumentos de recolha de dados, como a entrevista e o inquérito por questionário, e de análise para tratar a informação, o que permitiu aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento do PAC e entender a influência direta da filosofia deste projeto nas práticas pedagógicas. A investigação destacou que o trabalho das coordenadoras contribui para o sucesso do projeto, assim como identificou a Liderança Transformacional, de acordo com o Multifactor Leadership Questionnaire de Bass e Avolio, como o estilo de liderança predominante das coordenadoras. A Aprendizagem Cooperativa revelou-se importante, pois influencia a forma como estes alunos e professores trabalham, tendo a cooperação se destacado como um fatorchave. Os sujeitos da investigação identificaram as vantagens do PAC, como a melhoria das aprendizagens dos alunos, e salientaram alguns constrangimentos, como a forma de integração docente no projeto. A maior parte dos intervenientes na investigação, quer sejam alunos ou professores, revelou estar satisfeita por fazer parte do Projeto de Aprendizagem Cooperativa.pt_PT
dc.description.abstractCooperative Learning was an important aspect of this investigation as a teaching and learning strategy that enhances cooperation amongst students as well as the development of their social skills and knowledge through classroom constructivist environments. Leadership, a relevant factor in the success of organizations, was also studied in order to identify the Cooperative Learning Project coordinators' leadership styles and to recognize the pedagogic practices. For that reason, a revision of the literature was made by means of a qualitative and quantitative investigation in which the case study was the chosen methodology. The gathered data came from the students, teachers and coordinators’ opinions. Several instruments, as the interview and the questionnaire, have been used to collect data, and to analyse the information, thus allowing to deepen the knowledge on the Cooperative Learning Project and to understand the direct influence of its philosophy in the pedagogic practices. The investigation has pointed out the coordinators' work as an important contribution to the success of the project, as well as identified the Transformational Leadership, according to the Multifactor Leadership Questionnaire by Bass and Avolio, as the coordinators' predominant leadership style. Cooperative Learning was deemed important because it influences the way these students and teachers work and cooperation has been identified as a key factor. The subjects of the investigation identified the advantages of PAC, such as the improvement of the students' achievement and pointed out, as well, some disadvantages, such as the strategy used for recruiting teachers to work in the project. Most students and teachers acknowledged being satisfied for being part of the Cooperative Learning Project.pt_PT
dc.identifier.tid201783827pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1786
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_PT
dc.subjectTrabalho de projetopt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectCooperative learningpt_PT
dc.subjectProject workpt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectCase studypt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Administração Educacionalpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniçopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoSusanaRocha.pdf
Size:
2.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: