Repository logo
 
Publication

A prática e os níveis de satistação com o trabalho, stress e burnout dos psicólogos escolares

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFranco, Maria da Glória Salazar d'Eça Costa
dc.contributor.authorCaldeira, Emília Vanessa Florença
dc.date.accessioned2018-10-03T13:33:06Z
dc.date.available2018-10-03T13:33:06Z
dc.date.issued2018-03-15
dc.description.abstractA prática profissional de um psicólogo é determinada por inúmeros fatores e pode ser altamente invasiva, uma vez que a sua abordagem, seja enquanto counselor ou terapeuta, tem impacto na vida dos seus clientes. Além disso, os níveis de satisfação com o trabalho, de stress e de burnout experienciados pelo psicólogo determinam a qualidade do seu desempenho profissional, para além de também terem impacto na sua vida pessoal. Para evitar o surgimento de problemas em qualquer uma das vertentes e manter a qualidade dos serviços prestados, é importante que o técnico e seus colegas prestem atenção a sinais que possam indicar o comprometimento da saúde mental. Este estudo teve como objetivo analisar, mediante uma abordagem transversal, descritiva e correlacional de caráter quantitativo, a relação entre a prática e os níveis de satisfação com o trabalho, stress e burnout dos psicólogos que desempenham funções em contexto escolar. Para o efeito, foi construído um questionário demográfico e de práticas psicológicas, o qual foi aplicado, em conjunto com a Satisfaction with Life Scale (Diener et al., 1985; Simões, 1992, in Nunes, 2009), o Cuestionario de Satisfacción Laboral S20/23 (Meliá & Peiró, 1989; Ferreira, Fernandes, Santos, & Peiró, 2010a, 2010b), o Questionário de Stress nos Profissionais de Saúde (Gomes, 2010) e o Maslach Burnout Inventory – Human Services Survey (Maslach et al., 1996; Marques-Pinto, 2009), a um total de 211 participantes. Os resultados obtidos indicam que não existem relações suficientemente significativas entre a prática e os níveis de satisfação com a vida e com o trabalho, stress e burnout dos psicólogos escolares, mas são úteis para a compreensão do estado de saúde mental destes técnicospt_PT
dc.description.abstractA psychologist’s professional practice is determined by several factors and its interaction can become too invasive, since his approach, whether as a counselor or a therapist, has an impact on the lives of his clients. In addition, the levels of job satisfaction, stress and burnout, experienced by the psychologist, determines the quality of his performance as a professional, and moreover it has impact on his own personal life. Hence, owing to avoid the appearance of this kinds of problems, in any of these strands, and furthermore maintain the quality of the services provided for the benefit of all, it is important that the technician and his colleagues pay attention to the symptoms that can appear as an indicator of mental health impairment. This study aims to analyze, through a transversal, descriptive and correlational approach of quantitative character, the relationship between practice and levels of job satisfaction, stress and burnout of psychologists who work in a school context. For this purpose, a demographic and psychological practices questionnaire was applied, together with Satisfaction with Life Scale (Diener et al., 1985; Simões, 1992, in Nunes, 2009), Cuestionario de Satisfacción Laboral S20/23 (Meliá & Peiró, 1989; Ferreira, Fernandes, Santos, & Peiró, 2010a, 2010b), Questionário de Stress nos Profissionais de Saúde (Gomes, 2010) and Maslach Burnout Inventory – Human Services Survey (Maslach et al., 1996; Marques-Pinto, 2009), 211 participants overall. The results suggest that there are no sufficiently significant relationships between practice and levels of life satisfaction and job satisfaction, stress and burnout of school psychologists, but they are useful for understanding their mental health status.pt_PT
dc.identifier.tid201919176pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2101
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPráticas psicológicaspt_PT
dc.subjectSatisfação com o trabalhopt_PT
dc.subjectStresspt_PT
dc.subjectBurnoutpt_PT
dc.subjectPsicólogos escolarespt_PT
dc.subjectPsychological practicespt_PT
dc.subjectJob satisfactionpt_PT
dc.subjectSchool psychologistspt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleA prática e os níveis de satistação com o trabalho, stress e burnout dos psicólogos escolarespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoEmíliaCaldeira.pdf
Size:
1.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: