Repository logo
 
Publication

Educação multicultural: abordagem à dimensão multicultural do currículo numa escola do primeiro ciclo da Região Autónoma da Madeira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorEscallier, Christine
dc.contributor.authorFernandes, Maria José Camacho Gonçalves
dc.date.accessioned2017-10-16T11:02:08Z
dc.date.available2017-10-16T11:02:08Z
dc.date.issued2007-07-09
dc.description.abstractAtravés deste estudo pretendemos aferir como se traduz a multiculturalidade do currículo numa escola básica do primeiro ciclo da Região Autónoma da Madeira. Sabendo que o discurso jurídico remete para a reorganização escolar, concedendo autonomia à escola no sentido de uma gestão flexível do currículo nacional, com vista a uma melhor adequação ao contexto local, é nossa intenção apurar se os actores educativos desta escola são inovadores, recorrendo a práticas pedagógicas aliciantes e diversificadas, menosprezando uma pedagogia monocultural em prol de uma educação multi/intercultural. Tencionamos também saber se há ou não desfasamento entre as intenções expressas no Projecto Educativo de Escola, o qual reconhece o seu contexto multicultural e as dinâmicas que nela se operam, de modo a averiguar se a ideia de que predomina na escola a cultura dominante, num universo multicultural, é verídica ou falsa. Pretendemos ainda aferir se os professores desta escola possuem formação para poderem actuar num contexto multicultural.pt_PT
dc.description.abstractEn réalisant ce travail nous désirons comprendre comment se traduit la multiculturalité du curriculum dans une école primaire de Madère. Sachant que le discours législatif fait appel à la réorganisation scolaire, offrant à l´école une certaine autonomie pour qu´elle puisse faire une gestion flexible du curriculum national, en l´adaptant à son milieu, nous avons l´intention de savoir si les enseignants de cette école sont novateurs, en faisant appel à des pédagogies innovatrices et diversifiées, en délaissant la pédagogie traditionnelle, en faveur d´une éducation multi/interculturelle. Nous voulons aussi percevoir s´il existe une rupture entre les propos formulés dans le Project Éducatif de l´École, qui reconnaît son milieu multiculturel, et les démarches éducatives qui s´y accomplissent de façon à percevoir si c´est la culture dominante qui règne dans cet espace multiculturel. Enfin, découvrir si les enseignants de cette école sont préparés pour pouvoir travailler avec la diversité culturelle.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1665
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFlexibilização curricularpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectProjectospt_PT
dc.subjectDiversidade culturalpt_PT
dc.subjectMudançapt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectFlexibilisation du curriculumpt_PT
dc.subjectÉcolept_PT
dc.subjectProjetspt_PT
dc.subjectDiversité culturellept_PT
dc.subjectTransformationpt_PT
dc.subjectInnovationpt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subjectEducação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleEducação multicultural: abordagem à dimensão multicultural do currículo numa escola do primeiro ciclo da Região Autónoma da Madeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação na Área de Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertaçãoMariaJoséFernandes.pdf
Size:
6.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: