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Educação multicultural: abordagem à dimensão multicultural do currículo numa escola do primeiro ciclo da Região Autónoma da Madeira
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Escallier, Christine | |
dc.contributor.author | Fernandes, Maria José Camacho Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2017-10-16T11:02:08Z | |
dc.date.available | 2017-10-16T11:02:08Z | |
dc.date.issued | 2007-07-09 | |
dc.description.abstract | Através deste estudo pretendemos aferir como se traduz a multiculturalidade do currículo numa escola básica do primeiro ciclo da Região Autónoma da Madeira. Sabendo que o discurso jurídico remete para a reorganização escolar, concedendo autonomia à escola no sentido de uma gestão flexível do currículo nacional, com vista a uma melhor adequação ao contexto local, é nossa intenção apurar se os actores educativos desta escola são inovadores, recorrendo a práticas pedagógicas aliciantes e diversificadas, menosprezando uma pedagogia monocultural em prol de uma educação multi/intercultural. Tencionamos também saber se há ou não desfasamento entre as intenções expressas no Projecto Educativo de Escola, o qual reconhece o seu contexto multicultural e as dinâmicas que nela se operam, de modo a averiguar se a ideia de que predomina na escola a cultura dominante, num universo multicultural, é verídica ou falsa. Pretendemos ainda aferir se os professores desta escola possuem formação para poderem actuar num contexto multicultural. | pt_PT |
dc.description.abstract | En réalisant ce travail nous désirons comprendre comment se traduit la multiculturalité du curriculum dans une école primaire de Madère. Sachant que le discours législatif fait appel à la réorganisation scolaire, offrant à l´école une certaine autonomie pour qu´elle puisse faire une gestion flexible du curriculum national, en l´adaptant à son milieu, nous avons l´intention de savoir si les enseignants de cette école sont novateurs, en faisant appel à des pédagogies innovatrices et diversifiées, en délaissant la pédagogie traditionnelle, en faveur d´une éducation multi/interculturelle. Nous voulons aussi percevoir s´il existe une rupture entre les propos formulés dans le Project Éducatif de l´École, qui reconnaît son milieu multiculturel, et les démarches éducatives qui s´y accomplissent de façon à percevoir si c´est la culture dominante qui règne dans cet espace multiculturel. Enfin, découvrir si les enseignants de cette école sont préparés pour pouvoir travailler avec la diversité culturelle. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1665 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Flexibilização curricular | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Projectos | pt_PT |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_PT |
dc.subject | Mudança | pt_PT |
dc.subject | Inovação | pt_PT |
dc.subject | Flexibilisation du curriculum | pt_PT |
dc.subject | École | pt_PT |
dc.subject | Projets | pt_PT |
dc.subject | Diversité culturelle | pt_PT |
dc.subject | Transformation | pt_PT |
dc.subject | Innovation | pt_PT |
dc.subject | Madeira (Portugal) | pt_PT |
dc.subject | Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Educação multicultural: abordagem à dimensão multicultural do currículo numa escola do primeiro ciclo da Região Autónoma da Madeira | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação na Área de Inovação Pedagógica | pt_PT |