Repository logo
 
Publication

Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
dc.contributor.advisorSaho, Mari
dc.contributor.authorLobão, Regina Célia Marques
dc.date.accessioned2018-03-23T14:33:23Z
dc.date.available2018-04-23T00:30:09Z
dc.date.issued2016-11-14
dc.description.abstractA pesquisa que incorre sobre a aprendizagem cooperativa numa turma do primeiro ano do Ensino Médio da escola da rede pública situada na zona urbana da cidade de Pentecoste, no Ceará, investiga e descreve o trabalho dos alunos em colaboração ativa agrupados em células cooperativas durante todo o ano letivo de 2014/15. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, com observação participante ativa durante a qual a pesquisadora participa das atividades e das intervenções em sala de aula. A pesquisa está dividida em duas partes fundamentais: na primeira parte, faremos a revisão da literatura, discutindo-se o conceito de inovação pedagógica e o conceito de aprendizagem cooperativa, procurando clarificar e fundamentar aspectos da cultura, da implementação da metodologia na escola, da aprendizagem em cooperação, fundamentando a intervenção educativa. Na segunda parte, discutiremos a metodologia da pesquisa, caracterizando a escola, espaço onde ocorreu a pesquisa, explicitando as técnicas que serão usadas durante todo o processo, no sentido de investigar se há inovação pedagógica no percurso traçado pelos alunos e de que modo as ações dos alunos e dos professores são significativas na construção da aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThe research that incurs on cooperative learning in a Freshman Year class of High School at a public school in the urban area of Pentecoste, in Ceará, investigates and describes the work of students in active collaboration grouped in cooperatives cells throughout the school year of 2014/15. It is a qualitative ethnographic research with an active participant observation during which the researcher takes part in the activities and interventions in the classroom. The research is divided into two main parts: in the first part, we will do the literature review, discussing the concept of pedagogical innovation and the concept of cooperative learning, seeking to clarify and underpin aspects of the culture, the methodology implementation at the school, learning in cooperation and basing the educational intervention. In the second part, we discuss the survey methodology, featuring the school, space where the research took place, explaining the techniques to be used throughout the process, to investigate whether there is pedagogical innovation in the pathway established by the students and how the students and teachers actions are meaningful in the construction of learning.pt_PT
dc.identifier.tid201831503pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1869
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectEtnografiapt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectIntervençãopt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectCooperationpt_PT
dc.subjectEthnographypt_PT
dc.subjectInnovationpt_PT
dc.subjectInterventionpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleAprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aulapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoReginaLobão.pdf
Size:
15.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: