Publication
Alunos com altas habilidades: Valor preditivo dos critérios de identificação
dc.contributor.author | Antunes, Ana P. | |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro Silva | |
dc.date.accessioned | 2011-01-21T15:41:18Z | |
dc.date.available | 2011-01-21T15:41:18Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | A identificação dos alunos sobredotados e talentosos implica a ponderação e a adopção de critérios e procedimentos de avaliação que permitam caracterizar com validade os alunos sinalizados. Nesse sentido, a necessidade de contemplar várias fontes de informação pressupõe uma certa complexidade no processo de identificação, sendo que o recurso a uma identificação multi-referencial permite o alargamento do número de alunos que poderá beneficiar de medidas educativas. O principal objectivo desta comunicação é analisar e reflectir sobre os critérios utilizados para a sinalização e a avaliação de alunos com altas habilidades. Procuramos comparar os desempenhos ao nível do raciocínio cognitivo (BPR-5/6 e BPR-7/9) e académico (classificações escolares) de um grupo de alunos identificado com altas habilidades, quando frequentavam o 2º ciclo (5º e 6º ano) [conjugando critérios de avaliação ao nível da criatividade (TPCT), da cognição (BPR-5/6),da inteligência geral (TIG-1) e do rendimento académico (notas escolares)], com os seus desempenhos em anos lectivos posteriores, quando frequentam o 3º ciclo (8º e 9ºano). Além disso, consideramos nesta análise a percepção dos Directores de Turma ao nível da sinalização dos alunos (BISAST-NP e IDT). Genericamente, os resultados sugerem que nem todos os alunos identificados apresentam um elevado rendimento académico nos anos escolares posteriores e que os professores revelam alguma dificuldade na sinalização de alunos com altas habilidades, sendo os resultados dessa sinalização discrepantes face aos resultados nas provas psicológicas. | por |
dc.identifier.citation | Antunes, A. P. & Almeida, L. S. (2010). Alunos com altas habilidades: Valor preditivo dos critérios de identificação. In L. S. Almeida, B. D. Silva & S. Caires (Orgs.), Actas do I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", Braga, 2010 (365-376). | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8746-87-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/105 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.subject | Alunos com altas habilidades | por |
dc.subject | Identificação | por |
dc.subject | Sinalização | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Artes e Humanidades | por |
dc.title | Alunos com altas habilidades: Valor preditivo dos critérios de identificação | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | por |
oaire.citation.endPage | 376 | por |
oaire.citation.startPage | 365 | por |
oaire.citation.title | Actas do I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos" | por |
person.familyName | Antunes | |
person.familyName | Almeida | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Leandro | |
person.identifier.ciencia-id | AD1E-94B0-3055 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3336-7867 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0651-7014 | |
person.identifier.rid | B-3040-2011 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7102247228 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
relation.isAuthorOfPublication | cd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06 | |
relation.isAuthorOfPublication | 99a55fcd-e3d9-4ae1-b194-3827555b9f0f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 99a55fcd-e3d9-4ae1-b194-3827555b9f0f |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- AnaAntunesValor preditivo dos critérios de identificação.pdf
- Size:
- 193.88 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: