Repository logo
 
Publication

Alunos com altas habilidades: Valor preditivo dos critérios de identificação

dc.contributor.authorAntunes, Ana P.
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro Silva
dc.date.accessioned2011-01-21T15:41:18Z
dc.date.available2011-01-21T15:41:18Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractA identificação dos alunos sobredotados e talentosos implica a ponderação e a adopção de critérios e procedimentos de avaliação que permitam caracterizar com validade os alunos sinalizados. Nesse sentido, a necessidade de contemplar várias fontes de informação pressupõe uma certa complexidade no processo de identificação, sendo que o recurso a uma identificação multi-referencial permite o alargamento do número de alunos que poderá beneficiar de medidas educativas. O principal objectivo desta comunicação é analisar e reflectir sobre os critérios utilizados para a sinalização e a avaliação de alunos com altas habilidades. Procuramos comparar os desempenhos ao nível do raciocínio cognitivo (BPR-5/6 e BPR-7/9) e académico (classificações escolares) de um grupo de alunos identificado com altas habilidades, quando frequentavam o 2º ciclo (5º e 6º ano) [conjugando critérios de avaliação ao nível da criatividade (TPCT), da cognição (BPR-5/6),da inteligência geral (TIG-1) e do rendimento académico (notas escolares)], com os seus desempenhos em anos lectivos posteriores, quando frequentam o 3º ciclo (8º e 9ºano). Além disso, consideramos nesta análise a percepção dos Directores de Turma ao nível da sinalização dos alunos (BISAST-NP e IDT). Genericamente, os resultados sugerem que nem todos os alunos identificados apresentam um elevado rendimento académico nos anos escolares posteriores e que os professores revelam alguma dificuldade na sinalização de alunos com altas habilidades, sendo os resultados dessa sinalização discrepantes face aos resultados nas provas psicológicas.por
dc.identifier.citationAntunes, A. P. & Almeida, L. S. (2010). Alunos com altas habilidades: Valor preditivo dos critérios de identificação. In L. S. Almeida, B. D. Silva & S. Caires (Orgs.), Actas do I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", Braga, 2010 (365-376).por
dc.identifier.isbn978-972-8746-87-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/105
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade do Minhopor
dc.subjectAlunos com altas habilidadespor
dc.subjectIdentificaçãopor
dc.subjectSinalizaçãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Artes e Humanidadespor
dc.titleAlunos com altas habilidades: Valor preditivo dos critérios de identificaçãopor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapor
oaire.citation.endPage376por
oaire.citation.startPage365por
oaire.citation.titleActas do I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos"por
person.familyNameAntunes
person.familyNameAlmeida
person.givenNameAna
person.givenNameLeandro
person.identifier.ciencia-idAD1E-94B0-3055
person.identifier.orcid0000-0002-3336-7867
person.identifier.orcid0000-0002-0651-7014
person.identifier.ridB-3040-2011
person.identifier.scopus-author-id7102247228
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublicationcd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06
relation.isAuthorOfPublication99a55fcd-e3d9-4ae1-b194-3827555b9f0f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery99a55fcd-e3d9-4ae1-b194-3827555b9f0f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AnaAntunesValor preditivo dos critérios de identificação.pdf
Size:
193.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: