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Advisor(s)
Abstract(s)
A identificação dos alunos sobredotados e talentosos implica a ponderação e a
adopção de critérios e procedimentos de avaliação que permitam caracterizar com validade os alunos sinalizados. Nesse sentido, a necessidade de contemplar várias fontes de informação pressupõe uma certa complexidade no processo de identificação, sendo que o recurso a uma identificação multi-referencial permite o alargamento do número de alunos que poderá beneficiar de medidas educativas. O principal objectivo desta comunicação é analisar e reflectir sobre os critérios utilizados para a sinalização e a avaliação de alunos
com altas habilidades. Procuramos comparar os desempenhos ao nível do raciocínio
cognitivo (BPR-5/6 e BPR-7/9) e académico (classificações escolares) de um grupo de
alunos identificado com altas habilidades, quando frequentavam o 2º ciclo (5º e 6º ano)
[conjugando critérios de avaliação ao nível da criatividade (TPCT), da cognição (BPR-5/6),da inteligência geral (TIG-1) e do rendimento académico (notas escolares)], com os seus desempenhos em anos lectivos posteriores, quando frequentam o 3º ciclo (8º e 9ºano). Além disso, consideramos nesta análise a percepção dos Directores de Turma ao nível da sinalização dos alunos (BISAST-NP e IDT). Genericamente, os resultados sugerem que nem todos os alunos identificados apresentam um elevado rendimento académico nos anos
escolares posteriores e que os professores revelam alguma dificuldade na sinalização de
alunos com altas habilidades, sendo os resultados dessa sinalização discrepantes face aos resultados nas provas psicológicas.
Description
Keywords
Alunos com altas habilidades Identificação Sinalização Avaliação . Centro de Artes e Humanidades
Citation
Antunes, A. P. & Almeida, L. S. (2010). Alunos com altas habilidades: Valor preditivo dos critérios de identificação. In L. S. Almeida, B. D. Silva & S. Caires (Orgs.), Actas do I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", Braga, 2010 (365-376).
Publisher
Universidade do Minho