Repository logo
 
Publication

A construção do conhecimento na educação de infância

dc.contributor.authorGouveia, Ana Isabel
dc.contributor.authorFraga, Nuno
dc.date.accessioned2018-03-28T14:10:35Z
dc.date.available2018-03-28T14:10:35Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA partir do quadro conceptual da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, este trabalho pretende demonstrar que, numa perspetiva crítica do currículo, a construção do conhecimento na educação de infância não pode acontecer sem considerar os seus principais atores, as crianças, na multiplicidade de estratégias que possuem para se poderem expressar. Para isso, aprofundamos, igualmente, a importância do conhecimento e dos saberes no contexto das aprendizagens, como ainda a imagem organizacional do Jardim de Infância, onde procuramos desconstruir o papel dos atores intervenientes no processo da transformação do modelo pedagógico. Enquadramos, naturalmente, no processo crítico da análise da construção do conhecimento na educação de infância os trabalhos de Piaget, Vygotsky, Perrenoud,Young, Bruner e Ausubel. A pesquisa qualitativa, decorrente de um estudo de caso, e por intermédio de entrevistas semiestruturadas aos educadores de infância, destaca, da sua análise de conteúdo, o perigo de escolarização na educação infantil e pretende discutir diretrizes curriculares a partir de uma perspetiva de educação integral. O estudo mostra que as políticas curriculares devem orientar os seus cenários pedagógicos num quadro conceptual que coloca as crianças no centro da gestão e das práticas pedagógicas, bem como sustenta a construção do espaço pedagógico da criança, como uma comunidade de prática, onde a família é um sujeito essencial para a funcionalidade, utilidade e significado do projeto pedagógico do grupo.pt_PT
dc.description.abstractFrom the conceptual framework of Howard Gardner's Theory of Multiple Intelligences, this paper aims to demonstrate that, in a critical perspective of the curriculum, the construction of knowledge in childhood education cannot happen without considering its main actors, children, in the multiplicity of strategies they have to express themselves. For this, we also deepen the importance of knowledge and knowledge in the context of learning, as well as the organizational image of kindergarten, where we seek to deconstruct the role of intervening actors in the process of transformation of the pedagogical model. We naturally appropriate the works of Piaget, Vygotsky, Perrenoud, Young, Bruner, and Ausubel into the critical process of the analysis of knowledge construction in early childhood education. The qualitative research, derived from a case study, and through semi-structured interviews with educators of childhood, highlights from its content analysis the danger of schooling in children's education and intends to discuss curricular guidelines from a perspective of integral education. The study shows that curricular policies should guide their pedagogical scenarios in a conceptual framework that puts children at the centre of management and pedagogical practices, as well as supports the construction of the child's pedagogical space as a community of practice where the family is an essential subject for the functionality, usefulness and meaning of the group's pedagogical project.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGouveia, A. I. & Fraga, N. (2017). A construção do conhecimento na educação de infância. In L. G. Correia, R. Leão & S. Poças (Ed.), O Tempo dos Professores (pp. 525-539). Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. (ISBN 978-989-8471-26-0).pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8471-26-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1877
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas (CIIE) / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)pt_PT
dc.relationCentre for Research and Intervention in Education
dc.subjectInteligências múltiplaspt_PT
dc.subjectConhecimento na criançapt_PT
dc.subjectModelo pedagógicopt_PT
dc.subjectTeorias construtivistaspt_PT
dc.subjectMultiple intelligencespt_PT
dc.subjectKnowledge in the childpt_PT
dc.subjectPedagogical modelpt_PT
dc.subjectConstructivist theoriespt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA construção do conhecimento na educação de infânciapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCentre for Research and Intervention in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F00167%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlacePorto (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage539pt_PT
oaire.citation.startPage525pt_PT
oaire.citation.titleO tempo dos professorespt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameGouveia
person.familyNameFraga
person.givenNameIsabel
person.givenNameNuno
person.identifier.ciencia-idB71C-B6FF-CB6B
person.identifier.orcid0000-0002-8488-5453
person.identifier.orcid0000-0002-3382-6357
person.identifier.scopus-author-id57210292740
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication394ea8b8-0d46-435b-a5e0-e6445f79cd30
relation.isAuthorOfPublication11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43
relation.isProjectOfPublicationf1d18a25-1d26-43cc-81eb-7394ccebcbc4
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryf1d18a25-1d26-43cc-81eb-7394ccebcbc4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A construção do conhecimento na educação de infânciaNunoFraga.pdf
Size:
352.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: