Publication
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Brazão, José Paulo Gomes | |
dc.contributor.author | Soares, Flávia Lisete Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2016-09-15T13:56:19Z | |
dc.date.available | 2016-10-15T00:30:09Z | |
dc.date.issued | 2016-04 | |
dc.description.abstract | Este relatório de estágio mostra o final de um percurso académico e solicita o conseguimento do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e incide sobre os pressupostos teóricos e metodológicos que sustentam a prática pedagógica em contexto de estágio no 1ºCiclo do Ensino Básico, numa turma de 3ºano de escolaridade e na Educação Pré-escolar, com crianças com idades compreendidas entre os três e quatro anos de idade. Este relatório foi desenvolvido segundo a metodologia de Investigação-Ação e está estruturalmente dividido por duas partes: o enquadramento teórico e metodológico e pela intervenção pedagógica. Contempla o perfil do professor e do educador, o docente como profissional reflexivo, a sua construção flexível do currículo e como a criança aprende, como esta realiza a sua aprendizagem. Ainda expõe as estratégias utilizadas e as temáticas em torno da Investigação-Ação desenvolvidas na práxis, centradas na planificação como instrumento de trabalho, no trabalho cooperativo, na importância do brincar e das atividades lúdicas, na importância da literatura infantil, da matemática e das expressões na aprendizagem das crianças. Contém também a parte referente à intervenção pedagógica nas duas valências. Contextualizando a instituição escolar, os ambientes, os recursos e as atividades desenvolvidas. E ainda são abordadas as intervenções realizadas com a comunidade educativa. No final de cada capítulo de prática pedagógica é realizada uma reflexão geral e no término deste relatório procede-se às considerações finais com a importância dos estágios para a minha formação. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201290570 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1235 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ciências da educação | pt_PT |
dc.subject | Investigação-acção | pt_PT |
dc.subject | Trabalho de projeto | pt_PT |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Práxis In Locus | pt_PT |
dc.subject | Escola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Assomada | pt_PT |
dc.subject | EB1/PE da Achada | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Identidade profissional | pt_PT |
dc.subject | Docente | pt_PT |
dc.subject | Construção | pt_PT |
dc.subject | Estágios pedagógicos | pt_PT |
dc.subject | Relatório | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Artes e Humanidades | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |