Repository logo
 
Publication

A utopia de Paulo Freire e os caminhos da flexibilidade curricular na comunidade educativa

dc.contributor.authorFrança, Ana
dc.contributor.authorSantos, Natalina Cristóvão
dc.date.accessioned2023-01-05T11:51:09Z
dc.date.available2023-01-05T11:51:09Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNeste artigo, pretendemos estabelecer um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire – Ensinar exige disponibilidade para o diálogo (resgatado da sua obra “Pedagogia da Autonomia”) – e a ação flexível do currículo em relação com uma prática pedagógica reinventada. Várias têm sido as questões colocadas por Paulo Freire a partir da década de 60 e que continuam bem atuais. De facto, os saberes pedagógicos são basilares para esbater a impermeabilidade à mudança, sendo que para o efeito, a ação do professor é basilar para a efetivação de um diálogo fundamentado no currículo, nomeadamente na área da Educação Artística, cujas dimensões envolvem a escola, o professor e o aluno, por um lado, e, por outro, a abertura a novas formas de gerir esse mesmo currículo. E é neste entrecruzar de fios que colocamos em diálogo vários intervenientes na gestão curricular, à luz de normativos em vigor.pt_PT
dc.description.abstractIn this article, we intend to establish a dialogue between Paulo Freire’s thinking - Teaching requires availability for dialogue (recovered from his work Pedagogia da Autonomia) - and the flexible action of the curriculum in relation to a reinvented pedagogical practice. Several questions have been raised by Paulo Freire since the 1960s and remain very up to date. In fact, pedagogical knowledge is crucial to blur impermeability to change and for that purpose teacher’s action is essential for the realization of a dialogue based on the curriculum, namely in the area of Artistic Education whose dimensions involve the school, the teacher and the student, on the one hand, and on the other the openness to new ways of managing that same curriculum. And it is in this interweaving of threads that we put in dialogue several actors in curriculum management, in the light of current regulations.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2022francasantospt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4883
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)pt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPaulo Freirept_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectFlexibilidade curricularpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectCurricular flexibilitypt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA utopia de Paulo Freire e os caminhos da flexibilidade curricular na comunidade educativapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage265pt_PT
oaire.citation.startPage256pt_PT
oaire.citation.titlePaulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021)pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameFrança Kot-Kotecki
person.familyNameCristovão
person.givenNameAna Maria
person.givenNameNatalina
person.identifier.ciencia-id2C1F-D30A-61E1
person.identifier.ciencia-id0110-EFF5-0E43
person.identifier.orcid0000-0002-4313-8363
person.identifier.orcid0000-0002-4557-9568
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7d3bb904-a4c0-41f3-9aa5-dd2601da06e5
relation.isAuthorOfPublication7fff43b2-cd48-43ac-a388-3ae59e1f0482
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7fff43b2-cd48-43ac-a388-3ae59e1f0482
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A utopia de Paulo Freire e os caminhos da flexibilidade curricular na comunidade educativa.pdf
Size:
171.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: