Publication
A utopia de Paulo Freire e os caminhos da flexibilidade curricular na comunidade educativa
dc.contributor.author | França, Ana | |
dc.contributor.author | Santos, Natalina Cristóvão | |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T11:51:09Z | |
dc.date.available | 2023-01-05T11:51:09Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Neste artigo, pretendemos estabelecer um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire – Ensinar exige disponibilidade para o diálogo (resgatado da sua obra “Pedagogia da Autonomia”) – e a ação flexível do currículo em relação com uma prática pedagógica reinventada. Várias têm sido as questões colocadas por Paulo Freire a partir da década de 60 e que continuam bem atuais. De facto, os saberes pedagógicos são basilares para esbater a impermeabilidade à mudança, sendo que para o efeito, a ação do professor é basilar para a efetivação de um diálogo fundamentado no currículo, nomeadamente na área da Educação Artística, cujas dimensões envolvem a escola, o professor e o aluno, por um lado, e, por outro, a abertura a novas formas de gerir esse mesmo currículo. E é neste entrecruzar de fios que colocamos em diálogo vários intervenientes na gestão curricular, à luz de normativos em vigor. | pt_PT |
dc.description.abstract | In this article, we intend to establish a dialogue between Paulo Freire’s thinking - Teaching requires availability for dialogue (recovered from his work Pedagogia da Autonomia) - and the flexible action of the curriculum in relation to a reinvented pedagogical practice. Several questions have been raised by Paulo Freire since the 1960s and remain very up to date. In fact, pedagogical knowledge is crucial to blur impermeability to change and for that purpose teacher’s action is essential for the realization of a dialogue based on the curriculum, namely in the area of Artistic Education whose dimensions involve the school, the teacher and the student, on the one hand, and on the other the openness to new ways of managing that same curriculum. And it is in this interweaving of threads that we put in dialogue several actors in curriculum management, in the light of current regulations. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34640/universidademadeira2022francasantos | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/4883 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) | pt_PT |
dc.relation | Center for Research in Education | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Paulo Freire | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Flexibilidade curricular | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical practice | pt_PT |
dc.subject | Curricular flexibility | pt_PT |
dc.subject | Education | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | A utopia de Paulo Freire e os caminhos da flexibilidade curricular na comunidade educativa | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Center for Research in Education | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal, Madeira (Portugal) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 265 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 256 | pt_PT |
oaire.citation.title | Paulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021) | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | França Kot-Kotecki | |
person.familyName | Cristovão | |
person.givenName | Ana Maria | |
person.givenName | Natalina | |
person.identifier.ciencia-id | 2C1F-D30A-61E1 | |
person.identifier.ciencia-id | 0110-EFF5-0E43 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4313-8363 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4557-9568 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 7d3bb904-a4c0-41f3-9aa5-dd2601da06e5 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7fff43b2-cd48-43ac-a388-3ae59e1f0482 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7fff43b2-cd48-43ac-a388-3ae59e1f0482 | |
relation.isProjectOfPublication | 3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A utopia de Paulo Freire e os caminhos da flexibilidade curricular na comunidade educativa.pdf
- Size:
- 171.9 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: