Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha
dc.contributor.authorAzevedo, Ana Isabel Basílio
dc.date.accessioned2020-01-29T12:19:33Z
dc.date.available2020-01-29T12:19:33Z
dc.date.issued2019-11-11
dc.description.abstractO relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta os três estágios pedagógicos desenvolvidos em contextos de educação de infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, de forma reflexiva. A base fundamentada destas práticas pedagógicas encontra-se refletida numa primeira parte teórica, de forma a enquadrar toda a prática do ponto de vista teórico, bem como os métodos e estratégias pedagógicas adotadas. Numa perspetiva de conexão entre teoria e práxis, o educador/professor reflexivo deve assumir uma atitude proactiva, pelo que a metodologia de Investigação-Ação surge, aqui, com o intuito de melhorar as práticas para proporcionar uma educação de qualidade. Assim, as ações pedagógicas centraram-se nos ideais de aprendizagem construtivista, cooperativa, significativa e ativa, pretendendo efetivá-la, da melhor maneira possível, para cada criança. Na intervenção pedagógica em educação de infância, a prática foi concretizada com um grupo de transição, no edifício “O Girassol”, pertencente à EB1/PE/C da Nazaré, com crianças de dois anos, considerando, como estratégias de investigação-ação, a promoção de atividades para estimular e desenvolver a sua expressão verbal. As práticas pedagógicas no 1.º CEB foram desenvolvidas numa turma de 1.º ano, na EB1/PE/C da Nazaré, e numa turma de 4.º ano, na EB1/PE da Ladeira. A intervenção pedagógica no 1.º B teve em conta estratégias de desenvolvimento do raciocínio matemático com materiais diversificados, enquanto no 4.º A foram proporcionadas atividades significativas e cooperativas, promovendo a autonomia e motivação das crianças, com vista a uma educação de qualidade.pt_PT
dc.description.abstractThe report, elaborated within the Master’s Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, presents the three pedagogical apprenticeship developed in contexts of early childhood education and of 1st Cycle of Basic Education, reflectively. The reasoned basis of these practices is reflected in a first theoretical part, in order to frame all the practice from the theoretical point of view, as well as the pedagogical methods and strategies adopted. In a perspective of connection between theory and praxis, the reflexive educator/teacher must take a proactive attitude, so the research-action methodology appears, here, with the aim of improving the practices to provide a quality education. Thereby, the pedagogical actions focused on the ideals of constructivist, cooperative, significant and active learning, intending to carry it out, in the best way possible, for each child. In the pedagogical intervention in childhood education, the practice was carried out with a transition group, in the building “O Girassol”, belonging to the EB1/PE/C of Nazaré, with two year-olds, considering, as research-action strategies, the promotion of activities to stimulate and develop their verbal expression. The pedagogical practices in the 1st Cycle of Basic Education were developed in a 1st year class, at EB1/PE/C of Nazaré, and in a 4th year class, at EB1/PE of Ladeira. The pedagogical intervention in 1st B took into account strategies of development of mathematical reasoning with diversified materials, while in the 4th A significant and cooperative activities were provided, promoting children’s autonomy and motivation, aiming a quality education.pt_PT
dc.identifier.tid202374742pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2708
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectAprendizagem ativapt_PT
dc.subjectSignificativa e cooperativapt_PT
dc.subjectChildhood educationpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectResearch-actionpt_PT
dc.subjectActivept_PT
dc.subjectSignificant and cooperative learningpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoAnaAzevedo.pdf
Size:
7.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: