Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMendes, Guida Reis Rodrigues
dc.contributor.authorGomes, Filipa Isabel de Jesus Silva
dc.date.accessioned2021-04-27T13:37:50Z
dc.date.available2021-04-27T13:37:50Z
dc.date.issued2021-02-22
dc.description.abstractO presente relatório tem como finalidade apresentar e refletir sobre as práticas pedagógicas realizadas em contexto de formação inicial para a docência, nas valências de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório perspetiva enunciar as práticas pedagógicas desenvolvidas, dando a conhecer os pressupostos metodológicos e teóricos que orientaram a minha ação pedagógica, no Infantário “O Girassol” e na EB1/PE de São Martinho. O processo de reflexão acompanha todo o desenvolvimento da prática pedagógica e didática, conferindo a este relatório uma conceção pessoal e crítica sobre as dinâmicas apresentadas. A estruturação do relatório compreende três partes complementares entre si, articulando a abordagem aos aspetos teóricos e metodológicos, com a intervenção em ambos os contextos pedagógicos, a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório culmina em torno de uma reflexão crítica e particular de toda a prática pedagógica desenvolvida ao longo dos estágios. Ainda, apresenta-se uma reflexão corelacionada com as práticas e metodologias adotadas, assim como e, em conformidade, com a revisão literária.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this report is to present and reflect pedagogical practices carried out in the context of initial training for teaching, in the scope of Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. This report aims to enunciate the practices developed making known the methodological and theoretical assumptions that guided my pedagogical action, in the nursery school “O Girassol” and in EB1 / PE of São Martinho. The reflection process follows the entire development of educational practice, giving this report a personal and critical view of the dynamics presented. The report's structure comprises three complementary parts, articulating the approach to theoretical and methodological aspects, with intervention in both educational contexts, Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education. This report culminates around a critical and particular reflection of the entire pedagogical practice developed during the internships. Still, it presents a reflection correlated with the practices and methodologies adopted, as well as and, in conformity, with the literary reviewpt_PT
dc.identifier.tid202695581pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3325
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectPráticaspt_PT
dc.subjectPressupostos metodológicospt_PT
dc.subjectPre-school educationpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectPedagogical practicespt_PT
dc.subjectTheoretical assumptionspt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO-DE-ESTÁGIO-FILIPA-GOMES-2060311-EPEEPCED-PDF-2.pdf
Size:
91.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format