Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-22"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Protrip: sistema de cálculo eficiente do custo de uma viagem de automóvelPublication . Mendez, Paulo Diogo da Silva; Gonçalves, Frederica Margarida Camacho; Marques, Eduardo Miguel DiasA grande maioria das pessoas quando quer fazer uma viagem de automóvel para um destino distante, comparado com o seu ponto de partida, normalmente apenas tem em conta os custos gerais, como o combustível ou as portagens. Para que um condutor tenha uma expectativa aproximada do custo real, este tem de contar com os gastos relacionados com o veículo, como por exemplo: impostos, manutenções gerais e seguros. No âmbito da área do transporte privado de passageiros, saber todos os custos relacionados com uma frota de veículos é muito importante para uma gestão eficiente dos rendimentos e assim calcular preços mais competitivos para os seus clientes. Este projeto tem o objetivo de tornar este processo mais simples através da criação de uma aplicação que permita ao utilizador introduzir todos os gastos com o seu veículo e, assim, fornecer uma estimativa de quanto é que uma determinada viagem irá custar. Esta aplicação abrange todos os casos de utilização quer sejam a nível pessoal, quer como profissional da indústria do transporte privado de passageiros. A abordagem tomada para o desenvolvimento deste software foi desenvolver uma aplicação que consiga calcular de forma eficaz o custo de uma viagem de automóvel. Os resultados demonstraram que a diferença entre valores calculados na aplicação e os valores calculados a partir dos dados fornecidos pelo veículo são de 1.2%.
- Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Vilanova, Mónica Filipa Abreu; Fernandes, Adérita Cristina PereiraA concretização deste relatório adveio no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Este encontra-se organizado em três partes diferentes, mais especificamente, o enquadramento teórico, o enquadramento metodológico e a prática pedagógica. As duas primeiras partes visam a fundamentação teórica, na qual se pretende articular a teoria com a prática. Estes pressupostos inerentes à prática pedagógica que se intenciona refletir são os desafios da educação para o século XXI, a organização e gestão curricular em Portugal, a essencialidade da planificação e avaliação na prática pedagógica e a investigação-ação em educação. A partir deste relatório tenciona-se descrever, partilhar e refletir criticamente sobre as intervenções pedagógicas realizadas tanto em contexto de Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tanto a primeira prática pedagógica efetuada na valência de Educação Pré-Escolar, como a segunda no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente numa turma de 3.º ano de escolaridade, decorreram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ribeira Brava. Quanto à terceira prática pedagógica, esta realizou-se no 1.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente, numa turma de 2.º ano de escolaridade, e ocorreu no Colégio do Marítimo. Em todas estas práticas pedagógicas recorreu-se à investigação-ação no sentido de tentar melhorar/resolver problemáticas evidenciadas ao longo do estágio. Salienta-se que ao longo da prática pedagógica, proporcionou-se às/aos crianças/alunos momentos de aprendizagem ativa, significativa e cooperativa, de forma, a que todos fossem incluídos na aprendizagem e participassem ativamente na sua construção.
- Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ribeiro, Ana Lúcia Moniz; Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasO presente relatório de estágio é um testemunho de todo o conhecimento prático adquirido ao longo de um percurso de formação docente em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o objetivo é dar a conhecer as Práticas Pedagógicas desenvolvidas, tanto em contexto de Educação Pré-Escolar (Sala da Magia, EB1/PE da Nazaré), como no 1º Ciclo do Ensino Básico (3º ano e 2º ano – EB1/PE da Achada). Efetua-se um enquadramento teórico e metodológico de toda a ação pedagógica resultante do contexto prático, baseando e articulando a prática com a teoria. De salientar que a análise é concretizada através de uma perspetiva reflexiva e crítica, conferindo maior destaque à vertente prática. Assim, o presente relatório contém uma análise da ação pedagógica que advém da diversidade de estratégias que foram desenvolvidas, de acordo com as caraterísticas, os interesses e as necessidades de cada aluno. Nele estão patentes as atividades cooperativas e as metodologias ativas que foram implementadas, num constante processo de reflexão e questionamento com o intuito de proporcionar aprendizagens significativas à formação global de cada um dos alunos.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gomes, Filipa Isabel de Jesus Silva; Mendes, Guida Reis RodriguesO presente relatório tem como finalidade apresentar e refletir sobre as práticas pedagógicas realizadas em contexto de formação inicial para a docência, nas valências de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório perspetiva enunciar as práticas pedagógicas desenvolvidas, dando a conhecer os pressupostos metodológicos e teóricos que orientaram a minha ação pedagógica, no Infantário “O Girassol” e na EB1/PE de São Martinho. O processo de reflexão acompanha todo o desenvolvimento da prática pedagógica e didática, conferindo a este relatório uma conceção pessoal e crítica sobre as dinâmicas apresentadas. A estruturação do relatório compreende três partes complementares entre si, articulando a abordagem aos aspetos teóricos e metodológicos, com a intervenção em ambos os contextos pedagógicos, a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório culmina em torno de uma reflexão crítica e particular de toda a prática pedagógica desenvolvida ao longo dos estágios. Ainda, apresenta-se uma reflexão corelacionada com as práticas e metodologias adotadas, assim como e, em conformidade, com a revisão literária.