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A cooperação na gestão escolar: implicações no processo de ensino/aprendizagem
dc.contributor.author | Nóbrega, Maria Lília Ferreira de | |
dc.date.accessioned | 2012-01-10T11:15:52Z | |
dc.date.available | 2012-01-10T11:15:52Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Nos finais do século XX e início do século XXI ocorreram transformações sócio-económicas e culturais nas sociedades que determinaram o aparecimento de certos problemas no seio dos sistemas educativos contemporâneos. O fenómeno da mudança acelerada e da globalização fez com que os sistemas educativos actuais enfrentassem situações que reclamam adaptação constante dos indivíduos à mudança. De acordo com a literatura, há que reinventar constantemente e com criatividade a educação, o ensino, a aprendizagem, a escola. De facto, o contexto actual traz novos desafios às Organizações Educativas. Perante este cenário urge investir numa gestão/liderança capaz de definir e concretizar objectivos, capaz de influenciar positivamente os seus membros e conduzir ao sucesso. Este estudo tem como principal objectivo identificar, descrever e analisar a cultura de uma escola particular do 1º ciclo do ensino básico, com Pré-Escolar, no âmbito da sua gestão/liderança, numa perspectiva de trabalho cooperativo, e suas implicações no processo ensino/aprendizagem. Nesta investigação é utilizada a metodologia etnográfica, para a recolha e interpretação dos dados. Esta metodologia implicou a observação participante, completa por oportunidade, pelo facto da investigadora exercer a sua profissão no contexto que foi objecto de estudo. O estudo permitiu concluir que a mudança visionada pelos docentes não depende apenas das propostas imputadas pela administração educativa, mas sim quando eles próprios, reconhecem, participam e decidem conjuntamente sobre o que deve ser mudado; o trabalho cooperativo é muito mais profícuo no processo ensino e aprendizagem na medida em que permite aos alunos e professores uma visão mais ampla, uma vez que estão expostos a mais de uma opinião, e a uma maior participação e superação das dificuldades; para que as alterações aconteçam, efectivamente, em contexto escolar, não se pode ignorar o papel das Direcções, tanto no âmbito administrativo como no âmbito pedagógico. | por |
dc.description.sponsorship | Carlos Nogueira Fino | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/209 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade da Madeira | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Liderança | por |
dc.subject | Cooperação | por |
dc.subject | Etnografia | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Ciências da Educação - Administração Educacional | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Artes e Humanidades | |
dc.title | A cooperação na gestão escolar: implicações no processo de ensino/aprendizagem | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação, na área de Administração Educacional |