Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Criando um quadro de referências para a liderança educacional na Região Autónoma da Madeira – estudo de caso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Graça Santos.pdf1.85 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta investigação visa identificar as qualificações e competências necessárias para criar um quadro de referência para os líderes escolares, através da análise das teorias de liderança, inteligência emocional e liderança sustentável. A pesquisa baseia-se em uma revisão da literatura, com foco em liderança, autonomia, educação, inteligência emocional e sustentabilidade, e como esses aspetos se interligam. Analisando as teorias de liderança de diferentes autores e aplicando conceitos de inteligência emocional, pretendemos identificar práticas de liderança sustentável que possam contribuir para o desenvolvimento de uma escola sustentável. Foram realizadas entrevistas com Presidentes do Conselho Executivo de escolas secundárias da Região Autónoma da Madeira. Para analisar e interpretar os dados recolhidos, aplicamos técnicas de análise de conteúdo, através da criação de categorias tendo por base as teorias de liderança, a inteligência emocional e a liderança sustentável, e efetuado a triangulação de dados. Este trabalho apresenta um quadro de referência para a liderança educacional na Região Autónoma da Madeira, com o objetivo de aprimorar as práticas de liderança escolar e promover um ambiente educativo mais inclusivo e eficaz.
This work aims to identify the qualifications and skills necessary to create a reference framework for school leaders through the analysis of leadership theories, emotional intelligence, and sustainable leadership. The research is based on a literature review, focusing on leadership, autonomy, education, emotional intelligence, and sustainability, and how these aspects interconnect. By analyzing the leadership theories of different authors and applying concepts of emotional intelligence, we seek to identify sustainable leadership practices that can contribute to the development of a sustainable school. Interviews were conducted with Presidents of the Executive Council of secondary schools in the Região Autónoma da Madeira. To analyze and interpret the collected data, we applied content analysis and data triangulation techniques. This work presents a reference framework for educational leadership in the Região Autónoma da Madeira, aiming to improve school leadership practices and promote a more inclusive and effective educational environment.

Description

Keywords

Liderança Quadro de referências Educação Inteligência emocional Liderança sustentável Estudo de caso Leadership Reference framework Education Emotional intelligence Sustainable leadership Case study Madeira (Portugal) Ciências da Educação – Administração Educacional . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence