Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-27"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Moniz, Cláudia Patrícia Lemos; Gouveia, Ana Isabel deO presente relatório de estágio aborda de forma reflexiva, crítica e fundamentada o trabalho realizado nas três práticas pedagógicas, e ainda, aprofunda os conhecimentos e competências adquiridas ao longo do meu percurso académico. O relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte diz respeito ao enquadramento teórico onde é realizada uma abordagem teórica acerca de conceitos, estratégias, métodos e documentação, que foram tidos em conta e que são essenciais ao longo da ação pedagógica. A segunda parte faz referência ao enquadramento das práticas pedagógicas onde se efetiva uma contextualização e descrição das instituições em que foram realizadas as minhas três práticas pedagógicas. Além disso, é realizada uma descrição e reflexão de alguns momentos de aprendizagem. A primeira prática pedagógica foi realizada na valência da Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos. As duas práticas pedagógicas seguintes, foram realizadas no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 2.º ano e uma de 3.º ano de escolaridade, por esta ordem. As duas primeiras práticas pedagógicas foram realizadas na mesma instituição educativa, localizada em Machico. A última prática pedagógica foi realizada numa instituição localizada no Funchal. Na prática pedagógica desenvolvida na Pré-Escolar, as atividades foram planificadas conforme os temas propostos pela educadora cooperante. Além disso, foi desenvolvido um projeto de Investigação-Ação, que teve como finalidade consciencializar as crianças para as regras da sala. Quanto às intervenções pedagógicas desenvolvidas no 1.º Ciclo, foram proporcionadas estratégias pedagógicas baseadas nos conteúdos atribuídos pelas professoras cooperantes e tiveram em atenção as caraterísticas dos alunos e da turma, os seus interesses e necessidades. Em todas as práticas pedagógicas foi realizada uma atividade com a comunidade educativa.
- Criando um quadro de referências para a liderança educacional na Região Autónoma da Madeira – estudo de casoPublication . Santos, Graça Andreia Sousa Pinto dos; Fraga, Nuno Miguel da SilvaEsta investigação visa identificar as qualificações e competências necessárias para criar um quadro de referência para os líderes escolares, através da análise das teorias de liderança, inteligência emocional e liderança sustentável. A pesquisa baseia-se em uma revisão da literatura, com foco em liderança, autonomia, educação, inteligência emocional e sustentabilidade, e como esses aspetos se interligam. Analisando as teorias de liderança de diferentes autores e aplicando conceitos de inteligência emocional, pretendemos identificar práticas de liderança sustentável que possam contribuir para o desenvolvimento de uma escola sustentável. Foram realizadas entrevistas com Presidentes do Conselho Executivo de escolas secundárias da Região Autónoma da Madeira. Para analisar e interpretar os dados recolhidos, aplicamos técnicas de análise de conteúdo, através da criação de categorias tendo por base as teorias de liderança, a inteligência emocional e a liderança sustentável, e efetuado a triangulação de dados. Este trabalho apresenta um quadro de referência para a liderança educacional na Região Autónoma da Madeira, com o objetivo de aprimorar as práticas de liderança escolar e promover um ambiente educativo mais inclusivo e eficaz.
- Virtual environments for improving the emotional states of informal caregivers: the role of digital nature and virtual companionsPublication . Peres, Beatriz Rodrigues Jardim Rino; Lopes, Daniel Simões; Jorge, Joaquim Armando PiresBy 2050, the global senior population is expected to double to 2.1 billion, including 426 million aged over 80, significantly increasing the number of informal caregivers. Caring for family members with Alzheimer’s and Related Dementias presents emotional and physical challenges, worsened by the need to balance caregiving with full-time jobs and limited time for self-care. Interaction with nature is a type of self-care activity that improves emotional states, but caregivers often struggle to access these environments due to time. With this, this thesis explores interventions to enhance the emotional state of informal caregivers, focusing on digital and virtual natural environments and types of companionship. This research begins by examining how reminders improve self-care practices and then how digital and virtual natural environments affect caregivers’ emo tional states. We also explore the benefits of virtual companionship on their emotional state. Findings show that digital and virtual natural environments significantly boost caregivers’ emotional state, especially when they can choose their settings. Virtual companionship, such as interacting with a virtual dog, reduces tension, boosts energy, fosters feelings of safety, and alleviates loneliness. These results highlight the poten tial of virtual companionship and virtual natural environments to improve the emotional state of informal caregivers of family members with Alzheimer’s and Related Demen tias.