Repository logo
 
Publication

Criando um quadro de referências para a liderança educacional na Região Autónoma da Madeira – estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorFraga, Nuno Miguel da Silva
dc.contributor.authorSantos, Graça Andreia Sousa Pinto dos
dc.date.accessioned2025-01-23T15:41:45Z
dc.date.available2025-01-23T15:41:45Z
dc.date.issued2024-11-27
dc.description.abstractEsta investigação visa identificar as qualificações e competências necessárias para criar um quadro de referência para os líderes escolares, através da análise das teorias de liderança, inteligência emocional e liderança sustentável. A pesquisa baseia-se em uma revisão da literatura, com foco em liderança, autonomia, educação, inteligência emocional e sustentabilidade, e como esses aspetos se interligam. Analisando as teorias de liderança de diferentes autores e aplicando conceitos de inteligência emocional, pretendemos identificar práticas de liderança sustentável que possam contribuir para o desenvolvimento de uma escola sustentável. Foram realizadas entrevistas com Presidentes do Conselho Executivo de escolas secundárias da Região Autónoma da Madeira. Para analisar e interpretar os dados recolhidos, aplicamos técnicas de análise de conteúdo, através da criação de categorias tendo por base as teorias de liderança, a inteligência emocional e a liderança sustentável, e efetuado a triangulação de dados. Este trabalho apresenta um quadro de referência para a liderança educacional na Região Autónoma da Madeira, com o objetivo de aprimorar as práticas de liderança escolar e promover um ambiente educativo mais inclusivo e eficaz.por
dc.description.abstractThis work aims to identify the qualifications and skills necessary to create a reference framework for school leaders through the analysis of leadership theories, emotional intelligence, and sustainable leadership. The research is based on a literature review, focusing on leadership, autonomy, education, emotional intelligence, and sustainability, and how these aspects interconnect. By analyzing the leadership theories of different authors and applying concepts of emotional intelligence, we seek to identify sustainable leadership practices that can contribute to the development of a sustainable school. Interviews were conducted with Presidents of the Executive Council of secondary schools in the Região Autónoma da Madeira. To analyze and interpret the collected data, we applied content analysis and data triangulation techniques. This work presents a reference framework for educational leadership in the Região Autónoma da Madeira, aiming to improve school leadership practices and promote a more inclusive and effective educational environment.eng
dc.identifier.tid203805828
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7129
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectLiderança
dc.subjectQuadro de referências
dc.subjectEducação
dc.subjectInteligência emocional
dc.subjectLiderança sustentável
dc.subjectEstudo de caso
dc.subjectLeadership
dc.subjectReference framework
dc.subjectEducation
dc.subjectEmotional intelligence
dc.subjectSustainable leadership
dc.subjectCase study
dc.subjectMadeira (Portugal)
dc.subjectCiências da Educação – Administração Educacional
dc.subject.
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociais
dc.titleCriando um quadro de referências para a liderança educacional na Região Autónoma da Madeira – estudo de casopor
dc.title.alternativeCreating a framework for educational leadership in Região Autónoma da Madeira – a case studyeng
dc.title.alternativeCréation d'un cadre pour le leadership éducatif dans Região Autónoma da Madeira - une étude de cafra
dc.title.alternativeCreación de un marco para el liderazgo educativo en Região Autónoma da Madeira- un estudio de casospa
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Graça Santos.pdf
Size:
1.85 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: