Repository logo
 
Publication

As TIC e a aprendizagem numa proposta de Percurso Curricular Alternativo (PCA)

dc.contributor.authorPereira, Maria Gorete
dc.date.accessioned2021-12-06T08:58:20Z
dc.date.available2021-12-06T08:58:20Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA narrativa que aqui reportamos procura descrever os processos de incorporação das TIC na educação e respetivas implicações na prática pedagógica e am bientes de aprendizagem, de uma turma de 5º ano de escolaridade com proposta de Percurso Curricular Alternativo (PCA). A investigação empírica suporte desta reflexão foi desenvolvida durante dois anos le tivos, numa escola de 2º e 3º Ciclos do Funchal, em que a opção por uma metodologia qualitativa de ca riz etnográfico nos levou para o terreno no papel de investigadora. Foi possível verificar que o acesso dos alunos a diferentes fontes de informação e comuni cação, proporcionou o surgimento de novos cenários de aprendizagem e a otimização da construção parti lhada do conhecimento a partir de processos de auto nomia e colaboração.pt_PT
dc.description.abstractThe narrative that we report here tries to describe the processes of incorporation of ICT in education and its implications in the pedagogical practice and learn ing environments of a class in the 5th year of school with a proposed Alternative Curriculum Track (ACT). The empirical research support of this reflection was developed during two academic years, in a school of 2º and 3º Ciclos of Funchal, in which the option for an ethnographic methodology took us to the field in the role of researcher. It was possible to verify that the students’ access to different sources of information and communication, provided the emergence of new learning scenarios and the optimization of knowl edge construction based on autonomy and collabora tion processes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, M. G. (2018). As TIC e a aprendizagem numa proposta de Percurso Curricular Alternativo (PCA) = ICT and learning for a proposed Alternative Curriculum Track (ACT). Saber & Educar, (25).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3887
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Paula Frassinettipt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectPercurso curricular alternativopt_PT
dc.subjectEtnografiapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.subjectAlternative curriculum trackpt_PT
dc.subjectEthnographypt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleAs TIC e a aprendizagem numa proposta de Percurso Curricular Alternativo (PCA)pt_PT
dc.title.alternativeICT and learning for a proposed Alternative Curriculum Track (ACT)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleSaber & Educarpt_PT
oaire.citation.volume25pt_PT
person.familyNamePereira
person.givenNameGorete
person.identifier.orcid0000-0002-1804-8104
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
As TIC e a aprendizagem numa proposta de Percurso Curricular Alternativo.pdf
Size:
95.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format