Repository logo
 
Publication

A filosofia como discurso, intervenção e liberdade

dc.contributor.authorRodrigues, Liliana
dc.contributor.authorCorreia, Fernando
dc.date.accessioned2023-01-02T14:36:14Z
dc.date.available2023-01-02T14:36:14Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA ideia de que o pensamento e o discurso são condições necessárias para a mu dança dos esquemas e estruturas sociais trazem consigo a exigência da Educação para a Liberdade. Uma Educação que compreenda o Discurso como ação sobre o mundo, isto é, atri buir à Filosofia o lugar que lhe é devido. Esse lugar não é de ser chefe de governo, ou o Rei-Filósofo de Platão, mas o de ser educador pela discussão e pelo diálogo. Numa altura de grandes crises, em que a Filosofia está moribunda por força das redes sociais e do pensamento inócuo dos media, como resgatar as inquietações [que serão] “sempre […] a resposta a tais crises [?]. […]. O mundo pode existir sem filósofos, mas porque não, pode também existir sem homens!” (Gadotti, 1980, p.29). Assim, o grande desafio é a execução dos ensinamentos da ideia da crítica e da li berdade num mundo que se deixa escorregar numa aparente ausência de conflito e de sentido.pt_PT
dc.description.abstractThe idea that thought and discourse are necessary conditions to change social structures and schemes brings with it the requirement of Education for Freedom. An Education that understands Discourse as an action on the world, that is, to attribute to Philosophy the place it is due. This place is not to be the head of gov ernment, or the philosopher king of Plato, but to be an educator through discus sion and dialogue. In crises time, in which Philosophy is dying due to social networks and innocu ous thinking in the media, how to rescue the concerns [which will be] “always [...] the answer to such crises [?]. […]. The world can exist without philosophers, but why not, it can also exist without men!” (Gadotti, 1980, p.29). Thus, the great chal lenge is to implement the idea of criticism and freedom in a world that lets itself slip in an apparent absence of conflict and meaning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2022rodriguescorreiapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4865
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)pt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFilosofiapt_PT
dc.subjectDiscursopt_PT
dc.subjectLiberdadept_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectAção e mundopt_PT
dc.subjectPhilosophypt_PT
dc.subjectSpeechpt_PT
dc.subjectFreedompt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectAction and worldpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA filosofia como discurso, intervenção e liberdadept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage58pt_PT
oaire.citation.startPage50pt_PT
oaire.citation.titlePaulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021)pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameRodrigues
person.familyNameCorreia
person.givenNameLiliana
person.givenNameFernando Luís Sousa
person.identifier.ciencia-id0513-E9C4-FE47
person.identifier.orcid0000-0002-8388-3042
person.identifier.orcid0000-0002-9960-9419
person.identifier.ridA-9637-2014
person.identifier.ridA-9740-2014
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3b46e971-61c6-4b0d-a6bd-33c6cbbf12a4
relation.isAuthorOfPublication948acc83-d600-4473-8b63-1de04ee77066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3b46e971-61c6-4b0d-a6bd-33c6cbbf12a4
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Filosofia como discurso, intervenção e liberdade.pdf
Size:
161.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: