Repository logo
 
Publication

Efeitos das transições de ciclo e mudanças de escola: perspectivas dos alunos do 5º ano (2º ciclo)

dc.contributor.authorBento, António V.
dc.date.accessioned2010-06-21T13:54:19Z
dc.date.available2010-06-21T13:54:19Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractA transição da escola elementar para a Escola Básica traz consigo maus momentos para muitos alunos. No momento em que as mudanças da adolescência a nível físico, emocional e social começam, as crianças encontram-se num ambiente escolar radicalmente diferente daquele a que estavam habituadas. Para alguns alunos esta mudança marca o começo de uma descida em espiral em relação ao rendimento académico, desistência escolar e outros problemas sérios. No nosso país, cerca de 41.1 por cento dos adolescentes desistem da escola antes de completarem o ensino secundário. Portugal é o país da União Europeia com a mais elevada taxa de abandono escolar precoce. A percentagem de crianças/jovens até aos 15 anos que não completam a escolaridade básica é de 2.7 por cento (17.874). De acordo com o estudo “Insucesso e Abandono Escolar” elaborado pelo Ministério da Educação em 2003, as taxas de abandono escolar são insignificantes no 1º ciclo, revelando-se crescentes nos ciclos seguintes e acentuam-se de forma marcante nos anos seguintes à passagem de ciclo (5º, 7º e 10º). Segundo o mesmo estudo, o abandono escolar tem muito mais a ver com a idade do que com o ano de escolaridade que se frequenta e é geralmente precedido de histórias de insucesso repetido. Os anos de escolaridade críticos para a retenção dos alunos são os que se seguem à mudança de ciclo. O referido estudo chama a atenção para o excesso de transferências de escola a que os alunos estão sujeitos. No grupo dos pré adolescentes é comum verem-se descidas de níveis académicos, descida de auto estima e declínio de motivação. Resultados de investigações sugerem que a transição de ciclo quando envolve mudança de escolas não é um factor benigno. A maneira como o ambiente e contexto da nova escola satisfaz as necessidades dos prés adolescentes tem um papel importante nos seus percursos académicos e nas suas vidas. Nesta comunicação, faremos o resumo de algumas investigações sobre os efeitos de transição de ciclo e escola, analisaremos as perspectivas de todos os alunos do 5º ano duma Escola Básica e Secundária que passaram por essa transição e apresentaremos sugestões práticas para uma suave transição entre o 1º e o 2º ciclo.pt
dc.identifier.citationBento, A. (2007). Efeitos das transições de ciclo e mudanças de escola: perspectivas dos alunos do 5º ano (2º ciclo). In J. Sousa & C. Fino (Org.), A escola sob suspeita (375-384). Porto: Edições Asa.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/54
dc.language.isoporpt
dc.publisherEdições Asapt
dc.subjectEnsino Primáriopt
dc.subjectEnsino Básicopt
dc.subjectEnsino Secundáriopt
dc.subjectMudança de escolapt
dc.subjectMadeira (Portugal)pt
dc.subject.pt
dc.subjectCentro de Ciências Sociais
dc.titleEfeitos das transições de ciclo e mudanças de escola: perspectivas dos alunos do 5º ano (2º ciclo)pt
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt
oaire.citation.endPage384pt
oaire.citation.startPage375pt
oaire.citation.titleA escola sob suspeitapt
person.familyNameBento
person.givenNameAntónio V.
person.identifier.orcid0000-0002-9818-3145
person.identifier.scopus-author-id37028106300
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typebookPartpt
relation.isAuthorOfPublicationf3447b0d-37fb-4aae-8162-6e9ed95c8c9d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf3447b0d-37fb-4aae-8162-6e9ed95c8c9d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
BentoTransições.pdf
Size:
39.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: