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Efeitos das transições de ciclo e mudanças de escola: perspectivas dos alunos do 5º ano (2º ciclo)
dc.contributor.author | Bento, António V. | |
dc.date.accessioned | 2010-06-21T13:54:19Z | |
dc.date.available | 2010-06-21T13:54:19Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.description.abstract | A transição da escola elementar para a Escola Básica traz consigo maus momentos para muitos alunos. No momento em que as mudanças da adolescência a nível físico, emocional e social começam, as crianças encontram-se num ambiente escolar radicalmente diferente daquele a que estavam habituadas. Para alguns alunos esta mudança marca o começo de uma descida em espiral em relação ao rendimento académico, desistência escolar e outros problemas sérios. No nosso país, cerca de 41.1 por cento dos adolescentes desistem da escola antes de completarem o ensino secundário. Portugal é o país da União Europeia com a mais elevada taxa de abandono escolar precoce. A percentagem de crianças/jovens até aos 15 anos que não completam a escolaridade básica é de 2.7 por cento (17.874). De acordo com o estudo “Insucesso e Abandono Escolar” elaborado pelo Ministério da Educação em 2003, as taxas de abandono escolar são insignificantes no 1º ciclo, revelando-se crescentes nos ciclos seguintes e acentuam-se de forma marcante nos anos seguintes à passagem de ciclo (5º, 7º e 10º). Segundo o mesmo estudo, o abandono escolar tem muito mais a ver com a idade do que com o ano de escolaridade que se frequenta e é geralmente precedido de histórias de insucesso repetido. Os anos de escolaridade críticos para a retenção dos alunos são os que se seguem à mudança de ciclo. O referido estudo chama a atenção para o excesso de transferências de escola a que os alunos estão sujeitos. No grupo dos pré adolescentes é comum verem-se descidas de níveis académicos, descida de auto estima e declínio de motivação. Resultados de investigações sugerem que a transição de ciclo quando envolve mudança de escolas não é um factor benigno. A maneira como o ambiente e contexto da nova escola satisfaz as necessidades dos prés adolescentes tem um papel importante nos seus percursos académicos e nas suas vidas. Nesta comunicação, faremos o resumo de algumas investigações sobre os efeitos de transição de ciclo e escola, analisaremos as perspectivas de todos os alunos do 5º ano duma Escola Básica e Secundária que passaram por essa transição e apresentaremos sugestões práticas para uma suave transição entre o 1º e o 2º ciclo. | pt |
dc.identifier.citation | Bento, A. (2007). Efeitos das transições de ciclo e mudanças de escola: perspectivas dos alunos do 5º ano (2º ciclo). In J. Sousa & C. Fino (Org.), A escola sob suspeita (375-384). Porto: Edições Asa. | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/54 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Edições Asa | pt |
dc.subject | Ensino Primário | pt |
dc.subject | Ensino Básico | pt |
dc.subject | Ensino Secundário | pt |
dc.subject | Mudança de escola | pt |
dc.subject | Madeira (Portugal) | pt |
dc.subject | . | pt |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | |
dc.title | Efeitos das transições de ciclo e mudanças de escola: perspectivas dos alunos do 5º ano (2º ciclo) | pt |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt |
oaire.citation.endPage | 384 | pt |
oaire.citation.startPage | 375 | pt |
oaire.citation.title | A escola sob suspeita | pt |
person.familyName | Bento | |
person.givenName | António V. | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9818-3145 | |
person.identifier.scopus-author-id | 37028106300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | bookPart | pt |
relation.isAuthorOfPublication | f3447b0d-37fb-4aae-8162-6e9ed95c8c9d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f3447b0d-37fb-4aae-8162-6e9ed95c8c9d |