Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.77 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
O presente relatório diz respeito ao estágio pedagógico realizado na escola secundária
Jaime Moniz, no ano letivo 2011/2012, que corresponde à última etapa de formação do
mestrado em ensino da educação física nos ensinos básico e secundário da universidade da Madeira. De acordo com as linhas programáticas do referido estágio, desenvolvemos várias atividades de caráter curricular (gestão do processo ensino-aprendizagem, assistências às aulas, caraterização de turma e estudo caso), de complemento curricular (atividades de
intervenção no comunidade escolar e ação de extensão curricular) e de natureza científicopedagógica (ação individual e coletiva). Nesta ótica, este relatório final tem uma dupla função: relatar todas as atividades desenvolvidas, experiências vivenciadas e obstáculos ultrapassados durante o estágio, justificando cientificamente as opções tomadas e suas
intencionalidades; e analisar/refletir sobre as transformações resultantes do estágio
pedagógico, focando as capacidades desenvolvidas, as competências adquiridas, os
contributos para o crescimento integral e desenvolvimento pessoal dos nossos alunos e de nós próprios.
Numa lógica de integração e devidamente articuladas, todas as atividades do estágio
pedagógico são relevantes. Mas, a prática letiva é, provavelmente, a parte mais importante do estágio pedagógico, essencialmente por dois aspetos: o professor estagiário é o sujeito e os alunos o objeto das transformações resultantes da prática letiva. Este dialeto constitui o cerne
inegável da praxis do estágio pedagógico. É de tal forma importante que permite não só ao
professor estagiário “aprender fazendo” e construir o seu próprio conhecimento, a partir de uma intervenção em contexto real com os desafios, problemas, decisões e soluções que daí advêm, mas também porque os alunos, enquanto futuros membros ativos numa sociedade, devem ser entendidos como seres humanos que necessitam de ser preparados para o futuro e integrados numa realidade social dinâmica, imprevisível, instável e até por vezes, cruel.
Nesta linha de raciocínio duas reflexões impõem-se e são explanadas neste relatório.
Sendo o professor estagiário o principal visado, o que é o estágio pedagógico em educação física e o que se pretende com ele? O que é a educação física e o que se pretende dela, uma vez que o aluno é o seu destinatário?
Description
Keywords
Escola Estágio pedagógico Educação física Reflexão e formação Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Centro de Ciências Sociais