Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz

dc.contributor.advisorLopes, Hélder Arsénio
dc.contributor.advisorCorreia, Ana Luisa
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Luísa
dc.contributor.authorVieira, Cláudio Bruno Freitas dos Passos
dc.date.accessioned2013-11-13T12:28:55Z
dc.date.available2013-11-13T12:28:55Z
dc.date.issued2013-11-13
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractO presente relatório diz respeito ao estágio pedagógico realizado na escola secundária Jaime Moniz, no ano letivo 2011/2012, que corresponde à última etapa de formação do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básico e secundário da universidade da Madeira. De acordo com as linhas programáticas do referido estágio, desenvolvemos várias atividades de caráter curricular (gestão do processo ensino-aprendizagem, assistências às aulas, caraterização de turma e estudo caso), de complemento curricular (atividades de intervenção no comunidade escolar e ação de extensão curricular) e de natureza científicopedagógica (ação individual e coletiva). Nesta ótica, este relatório final tem uma dupla função: relatar todas as atividades desenvolvidas, experiências vivenciadas e obstáculos ultrapassados durante o estágio, justificando cientificamente as opções tomadas e suas intencionalidades; e analisar/refletir sobre as transformações resultantes do estágio pedagógico, focando as capacidades desenvolvidas, as competências adquiridas, os contributos para o crescimento integral e desenvolvimento pessoal dos nossos alunos e de nós próprios. Numa lógica de integração e devidamente articuladas, todas as atividades do estágio pedagógico são relevantes. Mas, a prática letiva é, provavelmente, a parte mais importante do estágio pedagógico, essencialmente por dois aspetos: o professor estagiário é o sujeito e os alunos o objeto das transformações resultantes da prática letiva. Este dialeto constitui o cerne inegável da praxis do estágio pedagógico. É de tal forma importante que permite não só ao professor estagiário “aprender fazendo” e construir o seu próprio conhecimento, a partir de uma intervenção em contexto real com os desafios, problemas, decisões e soluções que daí advêm, mas também porque os alunos, enquanto futuros membros ativos numa sociedade, devem ser entendidos como seres humanos que necessitam de ser preparados para o futuro e integrados numa realidade social dinâmica, imprevisível, instável e até por vezes, cruel. Nesta linha de raciocínio duas reflexões impõem-se e são explanadas neste relatório. Sendo o professor estagiário o principal visado, o que é o estágio pedagógico em educação física e o que se pretende com ele? O que é a educação física e o que se pretende dela, uma vez que o aluno é o seu destinatário?por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/496
dc.language.isoporpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectReflexão e formaçãopor
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleRelatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Monizpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCláudioVieira.pdf
Size:
4.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: