Publication
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
dc.contributor.advisor | Lopes, Hélder Arsénio | |
dc.contributor.advisor | Correia, Ana Luisa | |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Maria Luísa | |
dc.contributor.author | Vieira, Cláudio Bruno Freitas dos Passos | |
dc.date.accessioned | 2013-11-13T12:28:55Z | |
dc.date.available | 2013-11-13T12:28:55Z | |
dc.date.issued | 2013-11-13 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | O presente relatório diz respeito ao estágio pedagógico realizado na escola secundária Jaime Moniz, no ano letivo 2011/2012, que corresponde à última etapa de formação do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básico e secundário da universidade da Madeira. De acordo com as linhas programáticas do referido estágio, desenvolvemos várias atividades de caráter curricular (gestão do processo ensino-aprendizagem, assistências às aulas, caraterização de turma e estudo caso), de complemento curricular (atividades de intervenção no comunidade escolar e ação de extensão curricular) e de natureza científicopedagógica (ação individual e coletiva). Nesta ótica, este relatório final tem uma dupla função: relatar todas as atividades desenvolvidas, experiências vivenciadas e obstáculos ultrapassados durante o estágio, justificando cientificamente as opções tomadas e suas intencionalidades; e analisar/refletir sobre as transformações resultantes do estágio pedagógico, focando as capacidades desenvolvidas, as competências adquiridas, os contributos para o crescimento integral e desenvolvimento pessoal dos nossos alunos e de nós próprios. Numa lógica de integração e devidamente articuladas, todas as atividades do estágio pedagógico são relevantes. Mas, a prática letiva é, provavelmente, a parte mais importante do estágio pedagógico, essencialmente por dois aspetos: o professor estagiário é o sujeito e os alunos o objeto das transformações resultantes da prática letiva. Este dialeto constitui o cerne inegável da praxis do estágio pedagógico. É de tal forma importante que permite não só ao professor estagiário “aprender fazendo” e construir o seu próprio conhecimento, a partir de uma intervenção em contexto real com os desafios, problemas, decisões e soluções que daí advêm, mas também porque os alunos, enquanto futuros membros ativos numa sociedade, devem ser entendidos como seres humanos que necessitam de ser preparados para o futuro e integrados numa realidade social dinâmica, imprevisível, instável e até por vezes, cruel. Nesta linha de raciocínio duas reflexões impõem-se e são explanadas neste relatório. Sendo o professor estagiário o principal visado, o que é o estágio pedagógico em educação física e o que se pretende com ele? O que é a educação física e o que se pretende dela, uma vez que o aluno é o seu destinatário? | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/496 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Reflexão e formação | por |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |