Browsing by Author "Gaspar, Maria"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Uma abordagem tática ao jogo: o ensino dos jogos desportivos coletivos de invasãoPublication . Malho, Hélvio; Oliveira, Ricardo; Gaspar, Maria; Freitas, Bruno; Gouveia, Élvio R.Os jogos desportivos coletivos de invasão (JDC-I) assumem uma grande expressão no curriculum da Educação Física no contexto escolar. A forma como os JDC-I têm sido tradicionalmente ensinados na escola é problemática, uma vez que se privilegia o ensino dos skills em detrimento da consciência tática, crítica para uma melhor performance em jogo. Partindo do pressuposto que os estudantes transferem aprendizagens do conhecimento de um jogo para outro jogo, dentro da mesma categoria, provavelmente, seja mais sensato e rentável ensinar os JDC-I partindo de objetivos táticos similares (problemas táticos). Neste sentido, os princípios de jogo operacionais do ataque e da defesa, emergem como conteúdos de ensino transversais ao ensino dos jogos nas aulas de Educação Física. Entendemos que o ensino dos JDC-I de uma forma integrada, recorrendo a uma abordagem tática ao jogo, é uma forma de rentabilizar o processo de ensino aprendizagem ao longo do ano letivo escolar. A investigação, embora escassa, tem demostrado que este tipo de abordagem torna as aulas mais motivantes, mais dinâmicas e potenciadoras da criatividade do aluno.
- O ensino dos jogos desportivos coletivos de invasão segundo uma abordagem tática ao jogo: um estudo quasiexperimental em alunos do ensino básicoPublication . Gouveia, Élvio Rúbio; Ihle, Andreas; Gouveia, Bruna; Kliegel, Matthias; Malho, Hélvio; Freitas, Bruno; Oliveira, Ricardo; Gaspar, Maria; Freitas, Duarte; Prudente, João; Lopes, Helder
- O ensino dos jogos desportivos coletivos de invasão: um estudo de intervenção em alunos do 3º CicloPublication . Freitas, Bruno; Gaspar, Maria; Malho, Hélvio; Oliveira, Ricardo; Gouveia, Élvio R.Objetivos: (1) apresentar um estudo quasi-experimental para aferir a eficácia de uma abordagem tática ao ensino dos jogos desportivas coletivos de invasão (JDC-I), e (2) apresentar os resultados da fiabilidade da equipa de avaliação num estudo piloto. Neste estudo, serão incluídas 4 turmas do 3º Ciclo, divididas em dois grupos: experimental (GE) e controlo (GC). O GE será submetido a uma abordagem tática ao ensino do jogo nos JDC-I. No GC manter-se-á a prática usual do ensino dos jogos. A intervenção decorrerá durante 18 a 20 horas. O tempo de empenhamento motor será avaliado através da observação direta. Avaliação da performance em jogo será realizada através do Game performance Assessment Instrument. A preparação da equipa de observadores incluiu um estudo piloto em 8 alunos, filmados em situação de jogo de basquetebol. Cada aluno foi observado durante 10 min. por todos os observadores no mesmo frame de tempo. Os coeficientes de correlação intra-classe entre os observadores e o valor critério variaram entre .997 e .448. O presente estudo procura acrescentar informação sobre a eficácia de uma abordagem tática ao ensino dos JDC-I. Os resultados do estudo piloto permitiram fazer adaptações à observadores no estudo principal.