Browsing by Author "Gouveia, Isabel"
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- Currículo, pensamento crítico e criatividadePublication . Gouveia, Fernanda; Pereira, Gorete; Gouveia, Isabel; Fraga, NunoNeste artigo, tendo como ponto de partida as Áreas de Competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, procuramos perceber a importância do Pensamento Crítico e do Pensamento Criativo, bem como da Sensibilidade Estética e Artística nas Aprendizagens Essenciais do 1º Ciclo do Ensino Básico, em conformidade com o DecretoLei nº 55/2018 de 6 de julho, que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário. Da análise documental efetuada, e tendo por base os Descritores do Perfil dos Alunos, associados às Áreas de Competências, registaram-se evidências de uma valorização do Pensamento Crítico e do Pensamento Criativo, em oposição ao que sucede na Área de Competência da Sensibilidade Estética e Artística. Constatou-se que é pretendido um perfil de aluno, que seja, sobretudo, conhecedor/sabedor/culto/informado; sistematizador/organizador; criativo; comunicador; questionador; crítico/analítico e responsável/autónomo, visando a mobilização de múltiplas literacias e o desenvolvimento de valores e competências, tendo por base uma formação centrada na pessoa e na dignidade humana.
- O lugar das atividades de complemento educativo na narrativa da gestão flexível do currículo, pelo educador de infânciaPublication . Gouveia, Isabel; Pereira, Gorete; Fraga, Nunoom a implementação da Portaria n.º 133/98 (atualmente, Portaria n.º 110/2002) que consagra as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico como Escolas a Tempo Inteiro (ETI), cujo objetivo era corresponder às necessidades educativas básicas e contribuir para a formação integral das crianças, assistiu-se a uma reorganização do sistema educativo na Região Autónoma da Madeira (RAM). Uma das alterações realizadas foi a integração das atividades de enriquecimento curricular no 1.º Ciclo, sendo que o pré-escolar integrado nessas escolas passou a beneficiar das mesmas propostas, designadas de atividades de complemento educativo. Com este artigo pretendeu-se analisar o processo de integração e articulação das atividades de complemento educativo na narrativa da gestão do currículo, entendido como plano de ação flexível, pelo Educador de Infância. Esta investigação qualitativa, teve como público alvo um grupo de Educadoras de Infância de diferentes escolas da RAM. Para a recolha e análise de dados recorreu-se à técnica da entrevista estruturada e à análise de conteúdo. Conclui-se que as atividades de complemento educativo consolidam as aprendizagens das crianças, ocorrendo uma articulação entre estas e o currículo assumido como um domínio da autonomia construída pelo Educador de Infância.
- O professor do século XXI, que competências e desafios? As perceções das alunas de 1.º ano do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Gorete; Gouveia, Isabel; Fraga, NunoCom este estudo pretendeu-se conhecer as perceções de um grupo de alunas de 1.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, relativamente ao perfil do professor do século XXI, atendendo que os paradigmas emergentes da sociedade trespassam transversalmente a escola, com novos desafios, diferentes funções e responsabilidades exigindo novas competências aos professores. Ambicionámos saber, em que medida a formação inicial ainda em curso, promove a construção de um perfil do professor do século XXI. Nesse sentido, procuramos perceber a dialética entre os conhecimentos teóricos adquiridos pelas alunas e as práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto de estágio. Sendo um estudo de abordagem qualitativa, realizamos duas entrevistas coletivas com recurso à técnica de focusgroup, com vista à obtenção de informação e recolha de dados em profundidade, tendo por amostra 12 alunas do Curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – 1.º ano. Partindo da análise e tratamento dos dados obtidos, traçamos algumas conclusões que pretendem dar resposta às questões de partida, quanto ao perfil do professor do século XXI.