Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.08 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Com este estudo pretendeu-se conhecer as perceções de um grupo de alunas de 1.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, relativamente ao perfil do professor do século XXI, atendendo que os paradigmas emergentes da sociedade trespassam transversalmente a escola, com novos desafios, diferentes funções e responsabilidades exigindo novas competências aos professores. Ambicionámos saber, em que medida a formação inicial ainda em curso, promove a construção de um perfil do professor do século XXI. Nesse sentido, procuramos perceber a dialética entre os conhecimentos teóricos adquiridos pelas alunas e as práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto de estágio. Sendo um estudo de abordagem qualitativa, realizamos duas entrevistas coletivas com recurso à técnica de focusgroup, com vista à obtenção de informação e recolha de dados em profundidade, tendo por amostra 12 alunas do Curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – 1.º ano. Partindo da análise e tratamento dos dados obtidos, traçamos algumas conclusões que pretendem dar resposta às questões de partida, quanto ao perfil do professor do século XXI.
Description
Keywords
Educação Profisssão docente Educação Pré-escolar Ensino Básico 1.º Ciclo . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
O professor do século XXI, que competências e desafios? As perceções das alunas de 1º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico / Gorete Pereira, Isabel Gouveia, Nuno Fraga. - In: O professor do século XXI em perspetiva comparada: transformações e desafios para a construção de sociedades sustentáveis: atas da II Conferência Internacional de Educação Comparada / org. Nuno Fraga. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2019. - ISBN 978-989-54390-1-0. - p. 600-623.
Publisher
Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação