Browsing by Author "Mendes, Guida"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Os avós como factor de promoção do sucesso escolarPublication . Melo, Mécia; Mendes, Guida
- Brincar: coisa (séria) de criançasPublication . Mendes, GuidaBrincar é um dos eixos dominantes das culturas da infância, constituindo-se como parte essencial das orientações curriculares para a educação pré-escolar (OCEPE) e um traço dominante das pedagogias ativas. Com este trabalho, pretende-se perceber o quotidiano das crianças no contexto de educação de infância (EI), pelas suas vozes. Fez-se um estudo de caso de cariz etnográfico, enquadrado no paradigma da metodologia qualitativa de investigação, com recurso à observação participante e a entrevistas às crianças. A análise interpretativa direta das informações recolhidas revelou que as crianças gostam de “brincar” de preferência na “rua”, de “trabalhar” para “aprender” e de “brincar” com os seus pares, mas não gostam “que os amigos batam”. Explora-se a possibilidade de uma pedagogia para a infância de escuta das crianças, refletindo sobre o modo como se intervém (ou não) na sua ação lúdica em contexto de EI.
- Crianças, cultura(s) e educação artística: reflexões sobre as artes visuais na EIPublication . Mendes, GuidaO enfoque deste trabalho35 reside nas atividades que as crianças, nas suas vozes, gostam de fazer no subdomínio das artes visuais, no que à educação artística diz respeito. Os conceitos operacionalizados são o direito à participação e livre expressão das crianças e as artes visuais na Educação de Infância (EI), enquanto expressão da cultura infantil. A investigação situa-se no paradigma qualitativo, através do método de estudo de caso de cariz etnográfico. A recolha de dados inclui observação participante e entrevistas. Da análise e interpretação das informações recolhidas emergiram padrões temáticos assentes nas representações das crianças acerca do que gostam de fazer no seu quotidiano na EI, como desenhar e pintar, enquadradas pela organização adultocentrada dos adultos. Abordam-se reflexivamente aspetos ligados à expressão da cultura infantil no domínio da educação artística.
- Didática e formação de docentes: saberes necessários à práticaPublication . Bento, António V.; Mendes, Guida
- EditorialPublication . Reis, António Baía; Mendes, Guida; Coelho, Inês Rebanda; Dias, Teresa Norton
- Educação de infância: o que fica do que restaPublication . Mendes, Guida
- Educação e desenvolvimento: um embrião nas práticas pedagógicas participativasPublication . Mendes, Guida
- A formação e a prática dos futuros docentes: um desafio metodológico em tempos de crisePublication . Mendes, Guida; Sousa, Conceição
- Identidades e caraterísticas dos alunos do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da MadeiraPublication . Bento, António V.; Mendes, GuidaNas últimas décadas, o perfil dos estudantes que frequentam o ensino superior tem vindo a diversificar-se. A Universidade da Madeira tem tido um crescente aumento de ofertas de cursos, nomeadamente no Departamento de Ciências de Educação de que é exemplo a criação das licenciaturas em Educação Sénior e Ciências de Educação. Desta forma, o objectivo principal deste estudo é dar uma panorâmica do perfil social e identitário dos estudantes das licenciaturas do DCE numa perspectiva de caracterização da realidade do referido Departamento. Neste quadro, a caracterização das condições socioeconómicas e das concepções que os alunos têm acerca dos seus projectos futuros constitui um pilar decisivo para a melhor compreensão dos mesmos e poderá assim contribuir para a tomada de decisões curriculares e pedagógicas. Para tal, tomou-se por referência um inquérito por questionário aplicado ao universo completo dos alunos das licenciaturas deste Departamento no ano lectivo de 2005/2006, ou seja, 103 sujeitos.
