Browsing by Author "Rodrigues, Deodato"
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- A importância da educação física no imaginário social: estudo exploratório com alunos, professores e encarregados de educaçãoPublication . Bárbara, Albino; Rodrigues, Deodato; Melim, Inês; Simões, Joana; Lopes, HelderAo longo do último século a Educação Física foi marcada por sucessivas melhorias e regressões. Em 2012 houve medidas que resultaram em graves prejuízos para a disciplina (Andrade et al., 2012). Devido a todas estas alterações consideramos pertinente questionar os alunos, professores e encarregados de educação sobre a importância atribuída à Educação Física. Este estudo exploratório contou com a participação de 665 alunos, 170 professores e 641 encarregados de educação de quatro escolas do concelho do Funchal. O estudo é de natureza qualitativa, cujo instrumento utilizado foi o questionário. Os resultados mostram que os encarregados de educação e os professores de outras disciplinas referem que a disciplina de EF é importante e os objetivos centram-se na promoção da saúde e prática de atividade física. Os alunos são o grupo que apresenta níveis menos satisfatórios para com a disciplina. Apesar da valorização assumida pelos professores e encarregados de educação, recordamos neste artigo episódios que se sucedem nas escolas e que parecem ser contraditórios com os resultados.
- Paradigmas da avaliação no ensino secundário: ao serviço da excelência ou da aprendizagem?Publication . Fernandes, Lúcio; Brito, Ricardo; Rodrigues, Deodato; Alves, RicardoA avaliação é normalmente tida como um instrumento de medida que cria desigualdades no mundo escolar, esta foi sempre controversa e é difícil chegar a um consenso sobre qual a melhor forma de avaliar e quais os níveis de exigência a ter em consideração. Procuramos abordar a avaliação na Educação Física (EF) no Ensino Secundário como meio de aprendizagem, analisar o papel do professor “avaliador” como agente de ensino e equacionar a avaliação enquanto um meio (processo) e um fim (produto). Com o propósito de conhecermos a ação predominante dos professores no processo de avaliação dos alunos, realizamos um questionário a 50 professores de 5 escolas da Região Autónoma da Madeira. Verificámos a existência de alguma incongruência entre a forma como os professores referem avaliar e a classificação atribuída às aprendizagens dos alunos.
- O PNEF e a heterogeneidade da prestação motora dos alunos: que respostas, que soluções?Publication . Fernandes, Maria Inês; Caires, Cláudio; Rodrigues, Deodato; Lopes, HélderA heterogeneidade da prestação motora coloca importantes desafios aos professores de Educação Física. Compreender essa problemática afigura-se uma necessidade incontornável face ao desafio de proporcionar a todos os alunos as melhores condições de aprendizagem e consequentemente a conquista de competências úteis e duradouras. Neste esforço de compreensão, procuramos definir o que se entende por heterogeneidade, situar as suas causas e consequências, definir os desafios que os profissionais da disciplina enfrentam neste âmbito e procurar as respostas gerais e específicas para a problemática.