Browsing by Author "Silveira, Maria do Socorro Furtado Silva"
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- Educação e saúde: promovendo o processo de aprendizagem a partir do uso das TIC na terceira idadePublication . Souza Júnior, Moacir de; Arnaud, Ana Caroline de Vasconcelos Araújo; Silveira, Maria do Socorro Furtado SilvaÉ muito difícil aceitar-se velho em uma sociedade em que as figuras jovens sempre estão presentes nas mídias, mostrando todo o seu vigor e a sua saúde. Por outro lado, ser velho é perceber que o declínio da saúde e da própria vida é algo sem volta. Ser velho é presenciar que sua vida está em plena decadência, e, isso acarreta uma série de consequências quanto a ver-se como um ser na qual a sua juventude é apenas uma lembrança guardada na memória e que o espelho mostra todos os dias um rosto enrugado e flácido. A educação tem um papel primordial na formação de um cidadão mais consciente, já que é possível, a partir dela, modificar hábitos, sempre em busca de uma melhor qualidade de vida. Quanto maior for o nível de escolaridade da população, melhor será o índice de saúde, pois uma sociedade mais instruída previne-se melhor de doenças valorizando assim, a preservação. O uso das TIC na atualidade faz se cada vez mais presente e tende a alcançar toda a sociedade mundial. Diante disso, a população idosa necessita estar preparada para o mundo tecnológico que se descortina diante dos seus olhos. A metodologia utilizada baseou-se em uma revisão de literatura com o intuito de obter ideias atuais sobre o assunto em questão.
- Um Estudo da Aprendizagem Cooperativa, Fora da Sala de Aula, Numa Abordagem Etnográfica: uma Inovação PedagógicaPublication . Silveira, Maria do Socorro Furtado Silva; Fino, Carlos Nogueira; Bento, António Maria Veloso; Arruda, Ailton dos SantosA pesquisa tem por objetivo investigar a existência de inovação pedagógica na aprendizagem cooperativa dos alunos-bolsistas da Universidade Federal do Ceará (UFC) que fazem parte do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). A pesquisa aconteceu no período de novembro/2014 a novembro/2015, e que tem base qualitativa. No processo de triangulação utilizamos análise documental, observação direta e diário de bordo. 20 (vinte) discentes participaram da pesquisa. Sendo 10 (dez) do sexo masculino e 10 (dez) do sexo feminino. Os mesmos foram identificados com a sigla AB (alunos-bolsistas) seguido de numeração crescente começando pelo número 01. Os dados foram analisados conforme o que foi registrado no diário de bordo, bem como relatos de falas dos próprios estudantes. Construímos quadros para uma melhor observação das falas dos estudantes e suas visões não só sobre aprendizagem cooperativa, mas também sobre pertencimento, mudança, competência social entre outros. Desta forma, concluiu-se que a construção do conhecimento dentro da aprendizagem cooperativa que ocorre na instituição favorece, e muito, o vivenciar de uma inovação pedagógica, na qual o alunado é levado a tomar ciência de si e do outro, ao mesmo tempo em que colabora para um protagonismo desses sujeitos.