Browsing by Author "Sousa, Valdemar"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- As expressões em contratempo de COVID-19 no contexto de formação em Educação BásicaPublication . Cristovão, Natalina; Kot-Kotecki, Ana França; Sousa, Valdemar; Cristovão, Natalina; França Kot-Kotecki, Ana Maria; Freitas Sousa, Valdemar
- Educação e cidadania: leitura de Paulo Freire com vista a uma ecopedagogiaPublication . Sousa, ValdemarEsta comunicação pretende apresentar uma reflexão sobre o pensamento críti co e pedagógico de Paulo Freire na construção do ser humano, enquanto cidadão ativo, consciente e transformador do seu meio. No fim da sua vida, este autor afir mou que “urge que assumamos o dever de lutar pelos princípios éticos mais fun damentais como o respeito à vida dos seres humanos, à vida dos outros animais, à vida dos pássaros, à vida dos rios e das florestas” (Freire, 2012, p. 28). Seguindo esta ideia, vários movimentos educativos proporcionaram oportunidades para a redefi nição de formas de viver em comunidade, suportadas pelas dimensões complexas de ecopedagogias, integradas num contexto de Educação e Cidadania.
- As instituições culturais como espaços promotores de educação e inclusão: as expressões artísticas em diálogoPublication . Kot-Kotecki, Ana França; Cristovão, Natalina; Sousa, Valdemar
- Perspetivas da prática pedagógica de educação de infância em tempo de pandemia COVID-19: relatos de uma experiênciaPublication . Kot-Kotecki, Ana França; Mendes, Guida; Sousa, Valdemar; França Kot-Kotecki, Ana Maria; Rodrigues Mendes, Guida Reis; Freitas Sousa, Valdemar
- Sustentabilidade, ciência, arte e educação: relação possível?Publication . Sousa, Valdemar; França, AnaNum tempo em que a humanidade se encontra numa crise generalizada, estan do em risco a sobrevivência das espécies que coabitam o nosso planeta, a educação formal, em todas as suas dimensões e níveis, tem sido apontada como um elemen to incontornável na consecução de determinados objetivos. Posicionamo-nos sob uma perspetiva epistemológica crítica e construtivista, para analisar e conjeturar contributos da Educação pela Arte, na consecução da sustentabilidade e num pos sível reposicionamento perante o conceito de literacia científica. Apresentamos um estudo prospetivo do impacto da Educação pela Arte na obtenção de práticas mais sustentáveis, contextualizadas na prática pedagógica, no plano curricular e no desenvolvimento de competências de estudantes da Licenciatura em Ciências da Educação. Assim, pretendemos refletir sobre a emergência dos conteúdos curricu lares nos ambientes de aprendizagens, enquanto espaços de cultura, criatividade, imaginação, poder de decisão e pensamento crítico.
