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- Solid phase microextraction as a reliable alternative to conventional extraction techniques to evaluate the pattern of hydrolytically released components in Vitis vinifera L. grapesPublication . Perestrelo, Rosa Maria de Sá; Caldeira, Michael Manuel Lima; Câmara, José S.In present research, headspace solid-phase microextraction (HS-SPME) followed by gas chromatography–mass spectrometry (GC–qMS), was evaluated as a reliable and improved alternative to the commonly used liquid–liquid extraction (LLE) technique for the establishment of the pattern of hydrolytically released components of 7 Vitis vinifera L. grape varieties, commonly used to produce the world-famous Madeira wine. Since there is no data available on their glycosidic fractions, at a first step, two hydrolyse procedures, acid and enzymatic, were carried out using Boal grapes as matrix. Several parameters susceptible of influencing the hydrolytic process were studied. The best results, expressed as GC peak area, number of identified components and reproducibility, were obtained using ProZym M with b-glucosidase activity at 35 °C for 42 h. For the extraction of hydrolytically released components, HS-SPME technique was evaluated as a reliable and improved alternative to the conventional extraction technique, LLE (ethyl acetate). HS-SPME using DVB/CAR/PDMS as coating fiber displayed an extraction capacity two fold higher than LLE (ethyl acetate). The hydrolyzed fraction was mainly characterized by the occurrence of aliphatic and aromatic alcohols, followed by acids, esters, carbonyl compounds, terpenoids, and volatile phenols. Concerning to terpenoids its contribution to the total hydrolyzed fraction is highest for Malvasia Cândida (23%) and Malvasia Roxa (13%), and their presence according previous studies, even at low concentration, is important from a sensorial point of view (can impart floral notes to the wines), due to their low odor threshold (μg/L). According to the obtained data by principal component analysis (PCA), the sensorial properties of Madeira wines produced by Malvasia Cândida and Malvasia Roxa could be improved by hydrolysis procedure, since their hydrolyzed fraction is mainly characterized by terpenoids (e.g. linalool, geraniol) which are responsible for floral notes. Bual and Sercial grapes are characterized by aromatic alcohols (e.g. benzyl alcohol, 2-phenylethyl alcohol), so an improvement in sensorial characteristics (citrus, sweet and floral odors) of the corresponding wines, as result of hydrolytic process, is expected.
- Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada nas Escolas Básicas do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Lombo Segundo e da LadeiraPublication . Martins, Ema Jesuína Rodrigues; Sousa, Maria da Conceição Figueira deEste relatório pretende apesentar a prática de estágio, decorrida em dois contextos da Educação Básica: a Educação Pré-escolar e o Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Estágio e Relatório do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em três itens basilares, cujo enfoque se fundamenta numa abordagem à teoria, nos aspetos metodológicos relativos à intervenção educativa e na exposição da prática pedagógica nos diferentes contextos. Tem o intuito de elucidar a intervenção educativa que corresponde às duas valências, baseando-se em diferentes pressupostos teórico-práticos, valorizando a ação direta das crianças numa perspectiva da construção do seu conhecimento. O trabalho desenvolvido obedeceu a uma planificação e uma constante reflexão da prática efetivada, revelando-se a base de uma eficaz intervenção educativa perante as diferentes situações ocorridas.
- Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismoPublication . Gomes, Miguel Ângelo Nóbrega; Fernandes, Elsa Maria dos SantosEste relatório consiste numa reflexão sobre a minha experiência profissional, ao longo dos últimos vinte e dois anos, no âmbito do ensino da Matemática, no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino, nas metodologias de ensino utilizadas, no contexto de coordenação de projetos de empreendedorismo e no papel de formador de docentes. Para enquadrar esta reflexão com os princípios teóricos realizados por vários autores, faço uma revisão de literatura sobre os principais temas deste trabalho: integração das TIC no ensino, as grandes teorias da aprendizagem (comportamentalismo, cognitivismo, construtivismo), a área de projeto e o ensino do empreendedorismo. Faço ainda uma descrição das principais funções e atividades profissionais que realizei e que permitem compreender algumas das opções tomadas no percurso desenvolvido. Procuro ainda relacionar o enquadramento teórico com a minha experiência pessoal e profissional e daí tirar algumas conclusões sobre como foram realizadas algumas das minhas escolhas sobre as metodologias de ensino por mim tomadas.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Ponte, Ana Marisela Neves Henriques; Correia, Fernando Luís de SousaEste relatório explana a intervenção pedagógica realizada numa sala de Pré escolar na EB1/PE de Faial e numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico na escola EB1/PE da Nazaré. Ambas as instituições ficam situadas no concelho do Funchal. Ao longo do presente relatório ilustro e fundamento reflexivamente a minha intervenção educativa, focando as opções metodológicas privilegiadas no decorrer das atividades desenvolvidas, em ambas as vertentes. No decorrer deste relatório refiro os contextos educacionais, onde decorreu o estágio e apresento as atividades desenvolvidas com as crianças numa perspetiva reflexiva sobre a minha ação educativa. Evidencio de igual modo, a avaliação de todo o processo educativo que se baseou nas competências delineadas pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, pelas Metas de Aprendizagem e pelas competências presentes na Organização Curricular e Programas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A avaliação do Pré-escolar incidiu ainda nos indicadores de implicação e bem estar definidos por Portugal & Laevers (2010). Neste relatório elucido também o trabalho desenvolvido com a comunidade educativa e com as famílias, fundamentando a importância da sua participação no processo educativo das crianças. Termino este relatório com as considerações finais de toda a intervenção educativa, salientando os aspetos mais importantes que contribuíram para o meu crescimento enquanto profissional de educação.
- Relatório de estágio de mestradoPublication . Pimenta, Bárbara Raquel Gomes; Correia, Bárbara Raquel GomesO trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico da Universidade da Madeira, para a aquisição do grau de mestre em Educação Básica. Este procurou apresentar a prática desenvolvida num contexto de Educação Pré-Escolar, nomeadamente na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré, e num contexto de 1º Ciclo, ocorrido na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar da Ladeira. Em relação à estrutura do trabalho esta assentará sobre quatro partes principais em que as duas primeiras englobam o enquadramento teórico, e a terceira e quarta partes comtemplam na intervenção educativa de ambos os contextos de estágio.