Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio pedagógico em educação física: Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroPublication . Freitas, Rúben Daniel Quintal; Gouveia, Élvio Rúbio QuintalEste relatório visou a apresentação e descrição de um conjunto de decisões com a devida fundamentação e reflexão, sobre o processo de estágio que ocorreu ano letivo de 2018/2019, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. O Estágio Pedagógico está dividido em 4 macro atividades que estão definidas pelas linhas programáticas fornecidas pelo Departamento de Educação Física e Desporto. Este caracteriza-se por uma fase de constante evolução das capacidades e conhecimentos do professor. A prática letiva decorreu numa turma de 3.º Ciclo, composta por 20 alunos, em que estes experienciaram um conjunto de matérias de ensino previstas pelo Programa Nacional de Educação Física. Ao longo do processo os alunos foram intervencionados com diferentes modelos de ensino, entre eles, o Modelo de Competência nos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão (MCJDCI). Em todo o instante, procuramos que o aluno fosse sempre o centro do processo e que este visse incrementadas as suas capacidades nas variadas dimensões. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistiram na colaboração com o Departamento de EF da escola, assim como, foi dinamizada uma atividade de Canoagem e Stand-up Paddle. Relativamente, às atividades de integração no meio foi constituída por uma atividade de caracterização de turma, que permitiu ao professor recolher e apresentar um conjunto de evidências sobre os alunos, ao conselho de turma. Temos, ainda, a atividade de extensão curricular, que decorreu com base nos processos do MCJDCI, procurando reunir pais, alunos e outros docentes, sobre temáticas ligadas ao jogo, e também aos hábitos de vida saudável. Por fim, temos as atividades de natureza científico-pedagógica, que estiveram interligadas e relacionadas com uma investigação em que se procurou perceber as diferenças entre a aplicação do MCJDCI com a abordagem tática ao jogo (TGfU) durante 20 sessões de aula, em turmas diferentes.
- A transmissão transgeracional dos padrões de interação violenta dos reclusos agressoresPublication . Correia, Laura Maria Fernandes Rodrigues; Franco, Maria da Glória Salazar D`eça Costa; Beja, Maria João Gouveia PereiraO fenómeno da violência é uma realidade cada vez mais presente na nossa sociedade, facto que conduz, consequentemente, a um aumento gradual da população reclusa, detida pela prática de crimes violentos, em Portugal. Considerando que a violência é uma forma de expressão do comportamento que pode se exteriorizar de diversas formas, torna-se importante entender os aspetos que influenciam direta ou indiretamente na forma em que a própria violência se manifesta. Um dos fatores analisados nas últimas décadas diz respeito à exposição à violência ou a vitimação na infância na família de origem que parece estar relacionada com a execução de atos violentos na idade adulta e que amplificam o risco destes comportamentos se desenvolverem no futuro. As relações encontradas, embora variem entre fracas a moderadas, são congruentes e por esse motivo, no presente estudo pretendeu-se compreender como se relaciona o comportamento violento do sujeito com o processo de transmissão transgeracional dos padrões de interação violenta. Foi empregue uma metodologia qualitativa com recurso a um questionário sociodemográfico e à entrevista semiestruturada. Participaram no estudo 12 reclusos, do sexo masculino, do Estabelecimento Prisional do Funchal, detidos pela prática de crimes violentos. O tratamento dos dados foi realizado através da análise de conteúdo e nos resultados foi possível encontrar várias dimensões que na generalidade dos participantes suporta, efetivamente, um histórico familiar violento, nomeadamente o autoconceito; caraterização do comportamento violento do próprio indivíduo; caraterização do contexto relacional; representações acerca das relações familiares; e os planos de vida.
- Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaPublication . Fernandes, David Rúben Sousa; Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraEste Relatório é o culminar do processo de estágio pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Universidade da Madeira, realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2018/2019, desenvolvido com uma turma de 8º ano. É esperado que neste documento seja reportado todo o trabalho realizado no estágio pedagógico, as atividades, as problemáticas e experiências vividas, as metodologias implementadas, as opções tomadas no decorrer do processo e, uma análise reflexiva sobre todas as atividades, expressando as aprendizagens e transformações que levaram o professor estagiário a atender a múltiplas ações, nomeadamente a prática letiva, as atividades de intervenção na comunidade escolar, as atividades de integração no meio e as atividades de natureza científico-pedagógicas, a individual e a coletiva. Deste modo, a experiência permitiu compreender que ser professor, não se esgota no ato de lecionar aulas, mas sim, ter a competência de olhar para a turma como um todo, mas ao mesmo tempo em termos individuais, tendo a capacidade de gerir processos que permitam tomar decisões em contexto didático pedagógico. Em suma, o estágio pedagógico apresenta-se como um meio requintado de transformação do Homem, que possibilitou compreender o fenómeno, assim como do desenvolvimento da capacidade de atuar e manipular as variáveis do contexto escolar.