Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-24"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- João dos Reis Gomes: contributo literário para a divulgação da história da MadeiraPublication . Figueira, Paulo César Vieira; Moniz, Ana Isabel Ferreira da Silva; Rodrigues, Paulo Miguel Fagundes de FreitasO presente trabalho, intitulado João dos Reis Gomes: Contributo Literário para a Divulgação da História da Madeira, visa explorar os três romances históricos do Major João dos Reis Gomes como uma marca contributiva para a divulgação de referentes históricos atestados na História da Madeira, além da referência e interpretação dos tempos, então vividos. A dinâmica literária atingida com os referentes históricos introduz o leitor no universo das questões políticas e identitárias, como uma das vias interpretativas dos romances históricos de João dos Reis Gomes. A envolvência do autor de A Filha de Tristão das Damas, O Anel do Imperador e O Cavaleiro de Santa Catarina, na formação da tertúlia conhecida como Cenáculo, e na direção de periódicos (Heraldo da Madeira e Diário da Madeira), levou-o a ser uma personalidade considerada da vida madeirense da primeira metade do século XX. Além do contributo para a divulgação da história, a marca das suas obras romanescas são uma significativa contribuição para a edificação de uma identidade madeirense, bem como um ensaio interrogativo sobre questões que ainda se podem ver como atuais.
- Dos casulos à metamorfose pedagógica: que cenários para a transformação pedagógica do Centro de Estudos Criativos da Criança - Bicho da Seda?Publication . Gouveia, Ana Isabel de; Fraga, Nuno Miguel da SilvaA herança pedagógica do século passado tem contribuído para debates e estudos sobre modelos pedagógicos defensores de uma linha socioconstrutivista e com gramáticas pedagógicas que visam a transformação da práxis na Educação de Infância. Contudo, (re)construir cenários inovadores na Educação de Infância não deixa de ser um permanente desafio ao educador e à política educativa. Nesta senda, ousou-se conhecer e perceber um aparente novo modelo pedagógico relativamente à sua coadjuvação na transformação sistémica de práticas pedagógicas, e as suas projeções nas aprendizagens das crianças, centrando a análise em temas-chave como: a flexibilidade curricular e pedagógica; as Inteligências Múltiplas; a criatividade; a formação em contexto do Educador de Infância; e a assunção da criança como agência. Este estudo situa-se no campo das Ciências da Educação, na área do Currículo e Inovação Pedagógica, com especial enfoque na Educação de Infância. Como metodologia optou-se por uma investigação qualitativa, utilizando o método de estudo de caso, aplicado no Centro de Estudos da Criança - Bicho da Seda, um estabelecimento de educação privado na Região Autónoma da Madeira. O trabalho de campo teve a duração de um ano e possibilitou o mapeamento da pesquisa recorrendo a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, como a observação participante periférica, as entrevistas, o inquérito por questionário e o diário de campo. A análise e discussão dos dados foram suportadas pela técnica da análise de conteúdo e pela triangulação de dados e fontes. Concluiu-se que as Inteligências Múltiplas desveladas nos espaços pedagógicos têm um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança ao apelar para as capacidades a desenvolver, bem como para e as que estão a emergir. Verificou-se a tónica construtivista que pressupõe o caráter ativo da aprendizagem resultante de uma construção pessoal, cuja criança que aprende, não é a única a intervir, pois aprende em interação com os outros. Recomenda-se o saber escutar ativamente as vozes das crianças, respeitá-las como seres individuais com as suas especificidades e com ritmos e estilos de aprendizagem muito próprios, a aplicabilidade de metodologias ativas que possibilitem outras formas de aprender e de ensinar, a formação contínua e a formação em contexto do Educador de Infância, como oportunidades profícuas para a construção e desenvolvimento da sua profissionalidade docente.
- Piezoelectric electrospun nanomaterials as a plataform for biological applicationsPublication . Wei, Huang; Pires, Pedro Filipe Duarte LouzeiroPiezoelectric materials as new smart biomaterials show great potential for biological applications. Specifically, piezoelectric polyvinylidene fluoride (PVDF) electrospun nanofibers, possess outstanding properties, which provide many advantages in various healthcare applications. We followed a systematic fabrication approach to create a new device for mechanical stimulation of cells, based upon the inverse piezoelectric effect from functionalized PVDF nanofibers, and tested it with different cell lines. The major contents in this thesis are presented as follows: (1) Fibers fabrication and characterization Multi-walled carbon nanotubes (MWCNTs) were blended with PVDF to fabricate highly aligned PVDF/MWCNTs piezoelectric nanofibers. In this part we investigated the PVDF/MWCNTs nanofibers’ properties, such as, morphology, alignment, crystal structure, mechanical properties, piezoelectric output voltage and cytotoxicity. (2) Biological applications of inverse piezoelectric stimulation To explore the effect of mechanical stimulation on cellular behavior, specifically, morphology, proliferation, migration and differentiation, we selected three cell line models: NIH3T3 cells as fibroblasts; PC12 cells as neuroblastic cells; mesenchymal stem cells. All cells were submitted to an inverse piezoelectric stimulation over 30 minutes per day, with 10 V amplitude at 5 Hz frequency driving signal. It was found that inverse piezoelectric stimulation with PVDF/MWCNTs nanofibers, not just improved the proliferation of NIH3T3 cells, but also efficiently guided the cells migration. In the part of neuroblastic cells investigation, the adhesion, proliferation and differentiation results of PC12 cells submitted to the inverse piezoelectric stimulation shown a great improvement. In the study of mesenchymal stem cells (MSCs), the inverse piezoelectric PVDF/MWCNTs nanofibers could not improve the adhesion and proliferation of MSCs in early stage, but it improved the osteogenic differentiation. Therefore, according to our results, we believe that inverse piezoelectric stimulation with aligned PVDF/MWCNTs nanofibers holds a great potential on wound healing, nerves regeneration and bone tissue engineering applications.
- Estudo comparativo entre as análises preditiva e prescritiva como ferramentas de apoio na tomada de decisão num sistema de gestão de stocksPublication . Gomes, Viviana Lilian da Silva; Freitas, Paulo Sérgio AbreuNo âmbito da gestão, o processo da tomada de decisão tem vindo a utilizar ferramentas de previsão cada vez mais adequadas. Nos sistemas de gestão de stocks, a tomada de decisão baseia-se particularmente nas previsões da procura e nas encomendas dos clientes. As previsões são feitas de forma a diminuir a incerteza e a garantir melhores resultados para a empresa, seja por meio do aumento do nível de serviço ou da redução de custos. Nesta dissertação, pretende-se apresentar um estudo comparativo entre dois tipos de análises, uma preditiva e outra prescritiva, cujas decisões são avaliadas através de funções de utilidade com custos assimétricos. Na análise preditiva, as decisões são precedidas pela identificação e estimação de um modelo com boas capacidades preditivas, isto é, baseado em previsões ótimas, em certo sentido. Com base em uma função de utilidade com custos assimétricos, as decisões finais são obtidas a partir de quantis de probabilidade dos erros de previsão. Na análise prescritiva, o modelo é identificado e estimado em termos da função de utilidade. Neste caso, as estimativas produzidas pelo modelo prescritivo correspondem a quantis de probabilidade da variável em estudo. Assumindo que a previsão constitui apenas um meio de suporte na tomada de decisão, este estudo pressupõe que previsões ótimas favorecem decisões ótimas e que decisões ideais não exigem previsões ótimas. Para levar a cabo este estudo, é elaborado dois testes estatísticos baseados na ANOVA de medidas repetidas, onde são usados dois tipos de conjuntos de dados, um simulado e outro constituído por séries temporais reais.