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- Web-based interface for environmental niche modellingPublication . Freitas, José Rúben Silva; Radeta, Marko; Quintal, FilipeMarine species are subject to anthropogenic impacts, such as noise pollution, marine litter, and direct impact collisions. While there are efforts in the marine community and crowd-sourcing to report the occurrence of marine species, not enough projects explore the prediction of where such animals may be. This dissertation analyzes the state of the art in species distribution model ing (SDM) systems, capable of reporting and predicting marine biodiversity. The proposal implements the algorithms for predicting species through publicly avail able repositories of data, provides means to ease the upload and management of occurrence points as well as methods for prediction analysis. A web-based user interface is proposed using Ecological Niche Modelling (ENM) as an automated alerting mechanism towards ecological awareness. Performed user studies evaluate marine biodiversity concerns from fisherman and whale-watching sea-vessels, assessing attitudes, threats, values, and motiva tion of both samples. Further, biologists and experts on ENMs will evaluate the workflow and interface, reviewing the proposal’s potential to enable ecologists to create solutions for their custom problems using simple protocols without the need for any third-party entities and extensive knowledge in programming.
- Impacto da metodologia Thinkspace nas práticas educativas em contextos não formaisPublication . Jesus, Jéssica Sofia Teixeira de; Pereira, DoraA metodologia Thinkspace tem como finalidade o desenvolvimento de um espaço de reflexão critica e compreensão entre profissionais com competências educacionais com o principal intuito de fornecer às crianças/jovens um ambiente educacional securizante, tendo na sua base a teoria da vinculação. A presente investigação procura avaliar esta metodologia e o seu impacto nas práticas educativas em contexto não formal, junto de profissionais que atuam com crianças/jovens que ostentam comportamentos desafiantes. A amostra foi constituída por 13 técnicas dos Centros Comunitários da Região Autónoma da Madeira. Recorreu-se à aplicação de um questionário sociodemográfico, da Escala de Vinculação de Adultos, da Escala de Relacionamento Aluno-Professor, do Inventário de Autoavaliação de competências de contenção e apoio emocional, do Inventário do Comportamento da Criança para Professores, do Questionário de Avaliação da Formação e foi desenvolvido um Focus group acerca da avaliação da metodologia. Os dados foram recolhidos via online e presencialmente. Os resultados obtidos demonstram que a metodologia Thinkspace esta associada a alteração de práticas educativas dos profissionais e a uma diminuição dos comportamentos percebidos como desafiantes, pelo que pode vir a ser uma ferramenta útil para auxiliar os profissionais que desenvolvem a sua prática em contextos educativos não formais.
- Os estilos parentais no bem-estar dos estudantes do ensino superiorPublication . Quintal, Mónica Soraia Freitas; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, Soraia FernandesDe acordo com a literatura, a qualidade dos cuidados parentais é definida como a variável de maior relevância para o comportamento e desenvolvimento humano (Sroufe, 2002). As investigações realizadas têm demonstrado a existência de importantes associações, entre os estilos parentais e os alunos do ensino superior, em diversas áreas, nomeadamente no desempenho académico, psicopatologia e bem-estar (Canavarro & Pereira, 2007). Neste estudo, pretende-se analisar o impacto dos estilos parentais no bem-estar dos estudantes universitários. A amostra é constituída por 279 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 62 anos. Os instrumentos utilizados, foram o Questionário Complementar sobre os Estilos Parentais-Perceção dos filhos, tendo este sido construído para o efeito; a Escala de Bem estar Experiencial, desenvolvida por Pocinho e Garcês (2019) e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress, adaptada por Pais-Ribeiro et al. (2004). Os resultados alcançados, permitiram responder ao principal objetivo da investigação, verificando-se assim, que os estilos parentais correlacionam-se de forma significativa com o bem-estar dos alunos do ensino superior. Mais concretamente, a perceção de um estilo parental democrático, relaciona-se positivamente com o bem-estar, enquanto a perceção dos estilos parentais autoritários e permissivos, resultam num nível inferior de bem-estar na amostra. Os resultados levam a concluir a importância que as atitudes e práticas educativas têm no desenvolvimento do indivíduo e a necessidade de serem adotadas práticas parentais mais conscientes e positivas que potencializem o bem-estar.