Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Correia, Ana Luisa Rodrigues Figueira de Sousa

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Problemáticas da educação física I
    Publication . Lopes, Hélder; Gouveia, Élvio R.; Alves, Ricardo; Correia, Ana L.
  • Educar para a cidadania num contexto global - O desporto como instrumento de atuação
    Publication . Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Fernando, Catarina; Gouveia, Élvio
  • Benefícios da ginástica no desenvolvimento integral do aluno
    Publication . Correia, Ana Luisa
    O presente artigo deriva do desafio de se realçar o potencial educativo da Ginástica em contexto escolar e de forma mais específica no âmbito da Educação Física. Através da análise das potencialidades formativas da Ginástica procura-se despertar para as repercussões da vivência da mesma e o seu contributo no processo de desenvolvimento de crianças e jovens. Reflete-se a pertinência da abordagem da Ginástica enquanto matéria de ensino integrada nos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF) assim como a organização curricular desta área, evidenciando a coerência de estruturação dos conteúdos e das metodologias propostas. Para que se atinjam os objetivos educativos e não se desvirtue o ecletismo da formação dos alunos é determinante que os docentes de Educação Física e Desporto conheçam os PNEF, dominem metodologias inerentes às diferentes matérias propostas e partilhem estratégias que garantam a sua consecussão.
  • A personalização do processo pedagógico – o diálogo professor-aluno
    Publication . Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Fernando, Catarina; Prudente, João; Antunes, Hélio; Gouveia, Élvio
    Um processo pedagógico que vise o desenvolvimento das capacidades e poten cialidades do aluno, tem de ser personalizado. A perceção que o aluno tem da escola, das metodologias, das matérias, de si próprio e das relações com os outros, não pode ser subestimada no planeamento, implementação e controlo do processo. No âmbito do projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, in tervir, transformar (EFERAM-CIT)”, esta variável tem assumido uma importância acrescida, permitindo dar resposta às necessidades e motivações do aluno sem se perder a coerência programática. Os resultados obtidos evidenciam que, ter em consideração a perceção do aluno sobre as diferentes vertentes do processo pedagógico, facilita o permanente diálo go professor-aluno, potenciando o desenvolvimento do espírito crítico na linha do que é defendido por Paulo Freire.
  • Educar para a felicidade: um grande desafio para a educação
    Publication . Alves, Ricardo; Rodrigues, Ana; Gouveia, Élvio; Correia, Ana Luisa; Antunes, Hélio; Lopes, Helder
    A responsabilidade que temos para com as novas gerações, tendo em conta o contexto social atual e a incerteza perante o futuro, coloca-nos desafios e responsa bilidades sem precedentes. Concomitantemente, a forma como educamos, as oportunidades que criamos, os estímulos que provocamos e a forma como gerimos o processo educativo pode rão ser fundamentais para que os alunos adquiram conhecimentos e competências transversais para a vida, aumentando a probabilidade de serem pessoas equilibra das, competentes e autónomas. Neste contexto, a Educação para a Felicidade poderá traduzir-se num conjunto de objetivos, princípios e estratégias na prática pedagógica que poderão marcar a diferença no futuro de cada aluno e, consequentemente, da nossa sociedade.
  • Educação por decreto e didática por catálogo: duas vertentes do mesmo problema
    Publication . Lopes, H.; Gouveia, É.; Rodrigues, A.; Vicente, A.; Prudente, J.; Alves, R.; Correia, A.; Fernando, C.