Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- (Re)presentações visuais de mulheres da Madeira no Travelogue do séc. XXPublication . Emonts, Anne Martina
- Tiere, Körper und Menschen von Gewicht bei Renée Sintenis und Mechtilde LichnowskyPublication . Emonts, Anne Martina
- Problemas de géneroPublication . Emonts, Anne Martina
- Cartas do Campo e da Cidade: Luzia no seu jogo de identidadesPublication . Emonts, Anne MartinaA obra de Luzia, pseudónimo de Luísa Grande (1875-1945), nunca foi reeditada. Intelectual e figura pública da primeira metade do séc. XX, a autora caiu no esquecimento, partilhando o destino de muitas das suas colegas escritoras. Tendo vivido na Ilha da Madeira, em Portugal Continental, bem como em outros países euro peus, e tendo convivido com pessoas de variadíssimas origens, por vezes em circunstâncias difíceis, Luísa Grande escreveu obras que dão testemunho dos tempos em que foram cons truídas as nossas identidades de hoje. Escolhi para uma análise mais pormenorizada o texto Cartas do Campo e da Cidade (1922), contextualizado por outras obras da e sobre a autora, pois penso que poderá dizer muito sobre “uma língua, várias culturas: transposições e locali zações”, nomeadamente sobre a vida e a escrita de uma modernista. Esta breve comunicação está inserida num projecto mais vasto de reconstrução, caso a caso, do contexto europeu da escrita feminina nos inícios do séc. XX.
- The Colonial Gaze–A paisagem do Arquipélago da Madeira pelos olhos de Mildred CossartPublication . Emonts, Anne MartinaO contributo apresenta o olhar artístico de Mildred Cossart (1879-1966) sobre as paisagens do Arquipélago da Madeira na primeira década do século XX no seu contexto histórico, literário e pictórico. Para além de ser analisado o valor estético, geográfico e histórico da representação da paisagem do Arquipélago e dos seus habitantes nas fotografias do tempo do colonialismo, será estudada a sua representação enquanto apropriação simbólica: gesto que actualmente encontra o seu contínuo na turistificação pictórica do espaço insular.
- Mission impossible. Die Lichnowskys und das Scheitern des kosmopolitischen Blicks am Vorabend des 1. Weltkriegs (London 1912-1914)Publication . Emonts, Anne MartinaIn den Jahren 1912-1914 gelang es dem Deutschen Botschafter Karl Max Lichnowsky (1860-1928) und seiner Gattin, der Schriftstellerin Mechtilde Lichnowsky (1879-1958), die Botschafter-Residenz Carlton House Terrace zu einem Mittelpunkt des damaligen Londoner Kulturlebens und der Avantgarde zu verwandeln.