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De Jesus Camacho, Maria José

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  • Pedagogia, ação, liberdade e desenvolvimento humano em Paulo Freire
    Publication . Camacho, Maria José de Jesus; Kot-Kotecki, Ana Maria França; Góis, Liliana Rodrigues de
    Paulo Freire brinda-nos com a convicção de que as dimensões Pedagogia, Ação, Liberdade e Desenvolvimento Humano encontram condições para se conjugarem e consubstanciarem na existência humana, no desígnio de que, através delas e por elas, a resposta ao desenvolvimento dos anseios mais prementes e genuínos sobrevenha, se consolide e perpetue na vida das pessoas, dos povos e das sociedades. E, porque a história da humanidade, a nossa história, aponta para a descoberta de que o homem tem o dever moral de buscar uma felicidade razoável e de combater a violência, é preciso encontrar um sentido para a vida, nesta vida, nesta comunidade, neste momento histórico em que existimos e cuja moral deve ser objeto do nosso julgamento e da nossa compreensão. Daqui renasce a relevância e a atualidade do legado de Paulo Freire, inspiração imanente de gerações e gerações de pedagogos, irmanados na sublime tarefa de educar com alegria, dedicação e proatividade.
  • Inclusão e equidade: mediadores e protagonistas
    Publication . Camacho, Maria José J.; Monteiro, Ana Isabel
  • Modelo de educação especial na Madeira de 1965 a 2011: conhecimento, cenários e propósitos, numa perspectiva diacrónica: um estudo na Região Autónoma da Madeira
    Publication . Camacho, Maria José de Jesus; Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes de
    O combate à exclusão e à segregação e a apologia dos valores inerentes à inclusão constituíramse, ao longo da História da Humanidade, em marcos ideológicos de um percurso pródigo em debates e recomendações. Diferentes movimentos sociais, secundados pela publicação de normativos e recomendações, empenharam-se na defesa dos princípios da normalização, da igualdade de oportunidades e da educação para todos. No presente trabalho, abordamos a evolução de conceitos, subjacentes às Ciências da Educação e à Educação Especial, bem como às Teorias Curriculares e à Inovação Pedagógica, para analisar o modo como estes domínios do saber se harmonizam com a Inclusão. Convictos de que a escola do século XXI se confronta com a complexidade dos sistemas que a constituem, sejam eles, políticos, económicos ou culturais, aludimos aos ambientes de aprendizagem heterogéneos, em interconexão com os contextos educativos e pedagógicos, aliados à implementação de práticas inclusivas, à gestão de recursos, às tomadas de decisão, à flexibilidade curricular e à diferenciação pedagógica. A vertente empírica do trabalho, em interdependência com o enquadramento teórico que a justifica, incide na análise e reflexão ao modo como a Região Autónoma da Madeira acolheu e transformou as orientações nacionais e internacionais e o conhecimento que o avanço científico ditou, no campo da Educação Especial, num paradigma diferenciador, ao nível da governação, espelhado na política curricular inovadora que incrementou, nesta área do conhecimento. Numa pesquisa qualitativa, recorremos ao estudo de caso e às narrativas, em estreita ligação com a retrospetiva da história de vida de Eleutério de Aguiar, mentor e líder carismático da Educação Especial na Madeira, para retratar a visão, a missão e os valores protagonizados pela Direção Regional de Educação Especial e Reabilitação, na implementação do modelo que incrementou nos cenários em que interveio.