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- A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativoPublication . Antunes, Ana P.; Xavier, Joana O.; Borges, Africa; Rodríguez-Dorta, Manuela; Rodríguez-Naveiras, Elena; Cadenas, María; Almeida, Ana T.; Miranda, CláudiaNeste trabalho pretende-se discutir o contributo da metodologia qualitativa na avaliação da eficácia dos processos de mudança quando se implementam programas psicoeducativos. Concretamente apresentam-se três recursos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Cada um dos recursos é discutido, ilustrando-se a sua utilização e a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da eficácia da intervenção psicoeducativa.
- O enfoque qualitativo na avaliação de programas psicoeducativos: Aplicações e contributos da metodologia qualitativaPublication . Antunes, Ana P.; Xavier, Joana O.; Borges, Africa; Rodríguez-Dorta, Manuela; Rodríguez-Naveiras, Elena; Cadenas, María; Almeida, Ana T.; Miranda, CláudiaOs programas psicoeducativos surgem, nas mais diversas áreas, como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, verificando-se uma demanda crescente de propostas baseadas na evidência. Na avaliação destes programas assiste-se porém a alguma insatisfação com a metodologia quantitativa, sobretudo, quando não permite perceber profundamente os processos de mudança. O objetivo deste trabalho é ilustrar o contributo da metodologia qualitativa à investigação desenvolvida, através da apresentação de três processos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Apresentam-se os resultados alcançados em estudos realizados e discute-se a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da intervenção psicoeducativa.