Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Avaliação da parentalidade no quadro da proteção à infânciaPublication . Pereira, Dora; Alarcão, MadalenaA avaliaÁ„o da parentalidade constitui uma tarefa crucial no quadro da proteÁ„o ‡ inf‚ncia. Dela depender„o, em grande parte, as decisıes legais e as intervenÁıes psicossociais subsequentes. Em Portugal, ainda n„o dispomos de par‚metros orientadores, permanecendo ao critÈrio de cada serviÁo ou de cada tÈcnico a escolha dos mais adequados. A partir da an·lise de 11 modelos de avaliaÁ„o da parentalidade, verificamos que È consensual abordar trÍs ·reas chave − crianÁa, pais, contexto − e que tende a generalizar-se a inclus„o de par‚metros respeitantes ‡s capacidades parentais, bem como a ponderaÁ„o da implicaÁ„o emocional do tÈcnico no processo de avaliaÁ„o. Estes referenciais e o conceito de parentalidade minimamente adequada s„o apontados como vetores de investigaÁ„o futura no contexto nacional.
- Guia de avaliação das capacidades parentais: estudo de validade ecológicaPublication . Pereira, Dora; Alarcão, MadalenaEste estudo teve como objetivo avaliar e maximizar a adequação do Guia de Avaliação das Capacidades Parentais (De Rancourt, Paquette, Paquette, & Rainville, 2006) ao sistema de proteção à infância português. Utilizou-se uma metodologia de grupos focais com técnicos psicossociais, magistrados e académicos que trabalham diretamente com a avaliação da parentalidade. As discussões focaram a exequibilidade da aplicação, a utilidade da informação recolhida e dos juízos clínicos efetuados para a elaboração de pareceres técnicos, e as alterações consideradas necessárias. Da análise efetuada com o software QSRNVivo8, concluiu-se que o Guia assenta em conhecimento científico atualizado e possibilita a obtenção de informação suficiente. Foram identificadas e detalhadas alterações metodológicas, estruturais e de conteúdo a introduzir no instrumento.
- What do you think about parenting? Challenges to cohesiveness in child protection teamsPublication . Pereira, DoraChild protection work requires professionals to manage the different perspec tives regarding intervention aims and strategies associated with different per sonal, academic and organisational backgrounds. Parenting assessment is a determinant task for intervention and for children’s future where universal or automatic criteria remain unavailable. This study aimed to explore and char acterise the existing agreement (and disagreement) between child protection workers on statements related to judgements on parenting. A total of 325 Por tuguese social workers participated in the study, mostly with a background in social work and psychology and more than six years of experience in child pro tection. Professionals were required to distribute 50 sentences in a scoring sheet (Q-sort methodology) with 11 points. The results were interpreted through the matrix of operationalisation of minimally adequate parenting. Three main answer strands revealed different focuses in sorts’ configurations: the child, the procedures and the child’s ecology. The clear difference between the factors could contribute to maintaining the child protection system as an adversarial one, and not as an effectively cooperative system. To promote team cohesive ness and intervention success, and to reinforce professionals’ wellbeing and resilience, metacommunication on parenting assessment criteria is proposed as a determinant strategy.
- A tomada de decisão no âmbito da avaliação das capacidades parentaisPublication . Pereira, Dora; Alarcão, MadalenaO processo de avaliação das capacidades parentais integra diversos momentos de juízo clínico e tomada de decisão, desde a sinalização da situação à conceptualização de um plano de intervenção. Os referenciais e critérios que fundamentam tais decisões são essenciais para a sua compreensão. Neste artigo detalha-se o estudo exploratório que operacionalizou critérios de decisão em relação às nove dimensões que integram o Guia de Avaliação das Capacidades Parentais. É analisado o acordo inter-avaliadores na avaliação dos prestadores de cuidados de 10 crianças acolhidas em centros de acolhimento temporários da região Alentejo. Os resultados são lidos à luz da fiabilidade daqueles critérios e da sua utilidade para a fundamentação das decisões relativas aos planos de intervenção e definição de projetos de vida de crianças em situação de risco.
- Convergências e divergências na avaliação da parentalidadePublication . Pereira, DoraOs profissionais da área da proteção à infância são chamados diariamente a avaliar a qualidade da parentalidade. Sendo um trabalho de caráter multidisciplinar, em que intervêm simultaneamente profissionais de diferentes áreas de formação, a partilha de referenciais comuns de avaliação e ponderação da informação é decisiva para a eficácia das intervenções desenvolvidas, na medida em que potencia a coerência e consistência das mesmas e a coesão das equipas. Contudo, os critérios de avaliação da parentalidade estão associados não apenas aos critérios científicos mas também à dinâmica das organizações e à qualidade das experiências e crenças pessoais relacionados com a parentalidade, a infância e o impacto desenvolvimental das situações de mau trato infantil. Com o objetivo de verificar se diferentes áreas de formação académica estavam associadas a posições diferentes acerca de critérios de avaliação da parentalidade, foi desenvolvido um estudo com 391 profissionais afetos a serviços de proteção à infância, aos quais se solicitou que se pronunciassem quanto ao grau de concordância com 50 frases, numa tarefa de decisão forçada (qsort). A análise dos resultados foi feita através da análise de clusters de resposta utilizando a metodologia Ken-Q Analysis (v1.0.6) e tendo como referencial a matriz de operacionalização da parentalidade minimamente adequada. Os resultados relativos aos principais clusters de respostas dos profissionais da área da Psicologia, Serviço Social e Educação, apontam para a convergência na concordância e discordância relativamente a critérios associados às implicações desenvolvimentais das situações de risco. São discutidas as implicações dos resultados quanto a formas de potenciar o desenvolvimento profissional e a eficácia das intervenções como a aprendizagem organizacional.