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Correia, Fernando Luís Sousa

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  • O senso comum
    Publication . Rodrigues, Liliana; Correia, Fernando
    O senso comum, também denominado de ponto de vista natural, tende a ver-se como um ponto de vista lúcido disponível para as revisões de perspetivas que se venham a impor. Ora, o nosso ponto de vista não é um livre olhar. É antes um servo olhar. Há uma prevalência das teses naturalmente constituídas sobre as que sejam inovadoras. As teses alternativas ao modo natural de compreender o mundo são residuais, quer dizer, não estão presentes permanentemente. Parece, pois, que a educação se constitui sobre uma condição que implica a sua própria ineficácia. Não acontece que se suprima o senso comum. O que se produz em resultado da educação é a coexistência de duas perspetivas diferentes, mas que não leva de modo algum a uma crise de desorientação. A perspetiva natural sobrevive a esta aparência de coexistência e de prevalência daquilo que foi ensinado.
  • A filosofia como discurso, intervenção e liberdade
    Publication . Rodrigues, Liliana; Correia, Fernando
    A ideia de que o pensamento e o discurso são condições necessárias para a mu dança dos esquemas e estruturas sociais trazem consigo a exigência da Educação para a Liberdade. Uma Educação que compreenda o Discurso como ação sobre o mundo, isto é, atri buir à Filosofia o lugar que lhe é devido. Esse lugar não é de ser chefe de governo, ou o Rei-Filósofo de Platão, mas o de ser educador pela discussão e pelo diálogo. Numa altura de grandes crises, em que a Filosofia está moribunda por força das redes sociais e do pensamento inócuo dos media, como resgatar as inquietações [que serão] “sempre […] a resposta a tais crises [?]. […]. O mundo pode existir sem filósofos, mas porque não, pode também existir sem homens!” (Gadotti, 1980, p.29). Assim, o grande desafio é a execução dos ensinamentos da ideia da crítica e da li berdade num mundo que se deixa escorregar numa aparente ausência de conflito e de sentido.