Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 29
  • A avaliação nos jogos desportivos coletivos: um estudo em escolas do Concelho do Funchal
    Publication . Gouveia, Élvio
    As práticas de avaliação nos Jogos Desportivos Coletivos (JDC) têm estado em consonância com os modelos de ensino utilizados. Numa fase inicial, deu-se uma maior preponderância ao modelo analítico. Porém, a necessidade de compreender um jogo caraterizado pela sua imprevisibilidade e instabilidade, tem assumido uma grande importância nas práticas de avaliação. O objetivo deste estudo foi caracterizar as metodologias utilizadas pelos professores de Educação Física (EF) na avaliação do processo ensino-aprendizagem dos JDC em escolas do concelho do Funchal. Neste estudo de natureza transversal, participaram 71 professores. Após uma revisão da literatura em livros da especialidade e em bases de dados eletrónicas (SportDiscus; B-on; RCAAP), foi construído um questionário composto por 11 questões de resposta fechada. Na avaliação das aprendizagens nos JDC, os professores afirmaram valorizar mais as ações táticoestratégicas (utilizando os jogos reduzidos, jogos condicionados e jogo formal) em detrimento do gesto técnico, embora atribuam relativa significância aos exercícios analíticos. A maior parte dos professores inquiridos não consideram os princípios gerais comuns aos JDC na sua avaliação nem a utilização de instrumentos de avaliação específicos. Ações de divulgação sobre a avaliação e controlo do processo ensino-aprendizagem nos JDC, assim como a introdução de novas ideias metodológicas para o ensino dos JDC, devem ser consideradas no seio da classe dos professores de EF da Região Autónoma do Madeira.
  • A excelência no ensino: o papel do professor na transformação do aluno
    Publication . Antunes, Hélio; Rodrigues, Ana; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Gouveia, Élvio; Lopes, Helder
    A qualidade do ensino está dependente de uma interação constante entre o pro fessor e o aluno. Inúmeras investigações estudam a excelência no ensino centran do-se no perfil de competências do professor, mas convém salientar que, indepen dentemente das características que lhe sejam reconhecidas, este deverá ter como premissa fundamental da sua atuação, a transformação social do aluno, levando-o a problematizar, pesquisar e refletir permanentemente. Tal como preconizado por Freire (2002), o ato educativo só ganha significado quando o professor caminha lado a lado com o aluno, respeitando a sua autonomia e identidade.
  • Educar para a cidadania num contexto global - O desporto como instrumento de atuação
    Publication . Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Fernando, Catarina; Gouveia, Élvio
  • Pedómetro como ferramenta laboratorial: uma abordagem no contexto da Educação Física
    Publication . Pinto, Joana; Rodrigues, Ana; Gouveia, Élvio; Nóbrega, Miguel; Lopes, Helder
  • From body tracking interaction in floor projection displays to elderly cardiorespiratory training through exergaming
    Publication . Gonçalves, Afonso; Nóbrega, Filipa; Cameirão, Mónica; Muñoz, John E.; Gouveia, Élvio; Bermúdez i Badia, Sergi
    The opportunity to develop new natural user interfaces has come forward due to the recent development of inexpensive full body tracking sensors, which has made this technology accessible to millions of users. In this paper, we present a comparative study between two natural user interfaces, and a cardiorespiratory training exergame developed based on the study results. The focus was on studying interfaces that could easily be used by an elderly population for interaction with floor projection displays. One interface uses both feet position to control a cursor and feet distance to trigger activation. In the alternative interface, the cursor is controlled by forearm ray casting into the projection floor and interaction is activated by hand pose. These modes of interaction were tested with 19 elderly participants in a point-and-click and a drag-and-drop task using a between-subjects experimental design. The usability, perceived workload and performance indicators were measured for each interface. Results show a clear preference towards the feet-controlled interface and a marginally better performance for this method. The results from the study served as a guide to the design of a cardiorespiratory fitness exergame for the elderly. The game “Grape Stomping” uses ground projection and mapping to display real-size winery elements. These virtual elements are used to simulate, in a playful way, the process of grape maceration through repeated stomping. A playtest session with nine elderly users was completed and its insights are presented in addition to the description of the game.
  • A escola e a integração no meio: a Educação Física como instrumento de atuação
    Publication . Lopes, Hélder; Gouveia, Élvio; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Antunes, Hélio
  • A dataset for the automatic assessment of functional senior fitness tests using kinect and physiological sensors
    Publication . Bernardino, Alexandre; Vismara, Christian; Bermúdez i Badia, Sergi; Gouveia, Élvio; Baptista, Fátima; Carnide, Filomena; Oom, Simão; Gamboa, Hugo
    This work presents a dataset of functional fitness tests acquired with Kinect v2 and physiological sensors. The dataset contains both young and senior subjects executing a number of fitness tests meeting scientific standards of reliability and validity. The main objective is the ability to assess lower body strength, endurance, gait speed, agility and balance from the data obtained from commercially accessible devices. The dataset can be used to develop algorithms to automate the assessment of fitness levels in low-cost computer based systems for use at home, gymnasiums or care centers.
  • Contributos do atletismo e do voleibol no desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis
    Publication . Gonçalves, Cristina; Rodrigues, Carina; Gaspar, Arcanjo; Oliveira, Ricardo; Gouveia, Élvio
    A Escola, através dos professores de Educação Física, é um espaço de excelência de promoção da atividade física. A percentagem da população jovem que tem excesso de peso e obesidade duplicou nas últimas décadas na Região Autónoma da Madeira. Em adição, a maioria dos alunos não se envolvem na prática de atividades desportivas dentro e fora do contexto escolar. Os objetivos do presente estudo foram: (1) Refletir sobre o papel e a importância do Professor de Educação Física na promoção da AF e outros comportamentos saudáveis durante o dia escolar, e (2) Apresentar uma proposta de atividades na escola para que as crianças e adolescentes se envolvam mais em atividades desportivas, utilizando o exemplo do Voleibol e do Atletismo. Os projetos de intervenção no recreio escolar “+ Voleibol” e “Crescer com o Atletismo”, foram implementados na escola Dr.º Eduardo Brazão de Castro no ano letivo 2014-2015 com a finalidade de aumentar a prática desportiva nos tempos livres na escola através do Voleibol e do Atletismo. Verificou-se através da observação que os alunos apreciam estas atividades de tempos-livres contribuindo para a melhoria do reportório motor de cada um deles, uma vez que continuaram a jogar e a brincar com os materiais disponibilizados no recreio. Com a implementação destes projetos na escola, foi possível constatar que os alunos tiveram uma grande afluência às atividades apresentadas pelos projetos, verificando-se uma maior motivação para a prática de atividade física e, consequentemente, um menor sedentarismo no tempo de recreio.
  • O ensino do voleibol com recurso à abordagem tática: o exemplo do smashball
    Publication . Silva, Joana; Rodrigues, Bárbara; Nóbrega, Adérito; Nunes, Ricardo; Gouveia, Élvio; Alves, Ricardo