Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Educação e cidadania: leitura de Paulo Freire com vista a uma ecopedagogia
    Publication . Sousa, Valdemar
    Esta comunicação pretende apresentar uma reflexão sobre o pensamento críti co e pedagógico de Paulo Freire na construção do ser humano, enquanto cidadão ativo, consciente e transformador do seu meio. No fim da sua vida, este autor afir mou que “urge que assumamos o dever de lutar pelos princípios éticos mais fun damentais como o respeito à vida dos seres humanos, à vida dos outros animais, à vida dos pássaros, à vida dos rios e das florestas” (Freire, 2012, p. 28). Seguindo esta ideia, vários movimentos educativos proporcionaram oportunidades para a redefi nição de formas de viver em comunidade, suportadas pelas dimensões complexas de ecopedagogias, integradas num contexto de Educação e Cidadania.
  • Sustentabilidade, ciência, arte e educação: relação possível?
    Publication . Sousa, Valdemar; França, Ana
    Num tempo em que a humanidade se encontra numa crise generalizada, estan do em risco a sobrevivência das espécies que coabitam o nosso planeta, a educação formal, em todas as suas dimensões e níveis, tem sido apontada como um elemen to incontornável na consecução de determinados objetivos. Posicionamo-nos sob uma perspetiva epistemológica crítica e construtivista, para analisar e conjeturar contributos da Educação pela Arte, na consecução da sustentabilidade e num pos sível reposicionamento perante o conceito de literacia científica. Apresentamos um estudo prospetivo do impacto da Educação pela Arte na obtenção de práticas mais sustentáveis, contextualizadas na prática pedagógica, no plano curricular e no desenvolvimento de competências de estudantes da Licenciatura em Ciências da Educação. Assim, pretendemos refletir sobre a emergência dos conteúdos curricu lares nos ambientes de aprendizagens, enquanto espaços de cultura, criatividade, imaginação, poder de decisão e pensamento crítico.
  • O projecto de orientação vocacional de uma escola da R.A.M., numa perspectiva de inovação pedagógica
    Publication . Sousa, Valdemar Freitas; Fino, Carlos Nogueira
    Este trabalho apresenta um estudo de caso de uma escola do ensino particular e cooperativo da Região Autónoma da Madeira, sob o tema “O projecto de orientação vocacional de uma escola da R.A.M., numa perspectiva de Inovação Pedagógica”. Através de uma abordagem naturalista, com características etnográficas e críticas pretende recolher indícios sobre a orientação vocacional, a sua importância no desenvolvimento do jovem, a sua compatibilidade com a educação escolar, e aferir o seu potencial como inovação pedagógica,no contexto indicado. Para tal, procura-se definir o conceito de inovação aplicada à pedagogia, articulada com o contributo das tecnologias da informação e comunicação, numa perspectiva construtivista. A recolha empírica concentra-se na exploração da relação pedagógica dos docentes e alunos participantes no Projecturo — projecto de orientação vocacional da escola em estudo — na aproximação das actividades do mesmo à realidade e na identificação de parcerias intelectuais dos alunos com as novas tecnologias.