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Martins de Almeida, António Manuel

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  • O upgrade da imagem do destino com base em eventos - o caso da Região Autónoma da Madeira
    Publication . Almeida, António; Franco, Mara; Teixeira, Sérgio
    A organização de eventos constitui uma componente critica de qualquer estratégia de diversificação ao nível dos destinos maduros. A maioria dos destinos procura oferecer um portfolio diversificado de eventos em épocas diferentes ao longo do ano, de forma a atrair e agradar ao maior número possível de clientes. Para além de procurarem imprimir uma lógica de complexidade em termos do core do evento, para atrair a atenção dos visitantes para a riqueza dos recursos culturais, os eventos visam também gerar impactos económicos. Dada a frequência atual de eventos, o que sugere a existência de um risco de saturação, e dado o montante limitado de para promover os festivais, informação sobre o perfil dos participantes atraídos pelos eventos, e informação nos fatores que influenciam o grau de satisfação serão obviamente bem-vindos por uma plateia de stakeholders interessados no sucesso destas iniciativas. Este estudo considera eventos que ocorrem ao longo do ano na Região Autónoma da Madeira, de forma a identificar os fatores críticos de sucesso, para além da identificação do perfil sociodemográfico, organização de viagem e grau de envolvimento com o evento. Devido ao facto de a maioria das variáveis serem do tipo ordinal e categórico, socorremo-nos na regressão categórica para efeitos de identificação das varáveis chave explicativas da satisfação. A análise de diferenças entre os grupos de interesse é feira com recursos á analise multivariada. A análise econométrica aplicada neste estudo utiliza uma amostra de 1830 turistas, com os resultados a permitirem concluir que a satisfação resulta sobretudo das características técnicas dos eventos. Em termos de conclusão consideram-se algumas das medidas relevantes quando se analisa o papel dos eventos de forma estratégica.
  • Turismo activo e levadas: quais os activos na fronteira entre o turismo e o desporto?
    Publication . Alves, António; Soares, Jorge; Almeida, António
    As pessoas viajam cada vez mais à procura de novas experiências, novas vivências associadas a diversas práticas activas. Conciliar a actividade física com a escolha do destino da viagem é uma prática cada vez mais comum entre os turistas, com a consequência que o desporto tem a necessidade de recorrer aos serviços e aos conhecimentos do turismo, e vice-versa, surgindo em consequência o turismo desportivo. O uso do desporto como uma mais-valia para o turismo tem vindo a aumentar desde a década de oitenta em linha com o surgimento de uma nova filosofia de gestão do conceito que combina “aventura”, ecoturismo e os aspectos culturais do destino turístico – O Turismo Activo – uma forma de organização que põe a tónica na actividade do próprio turista. O presente estudo decorre de um trabalho de campo realizado na Região Autónoma da Madeira relativo à percepção do turista activo (no geral) que procura em usufruir das levadas, ponto forte nos factores de atracção na região. Os objectivos do trabalho incidiam sobre um conjunto de itens tais como caracterizar o perfil do turista activo e do turista que procura as Levadas, perceber que motivações afectam a escolha do destino Madeira e perceber se o turista, quando opta pelo destino Madeira considera a prática de actividade física como um factor decisivo. Pretende-se também determinar de forma aproximada o impacto económico dos turistas das levadas no desenvolvimento da economia e do turismo da Madeira. Nesse sentido aplicamos um questionário estruturado a um conjunto representativo de turistas que pratica as levadas. Baseado em análise multivariada identificamos o perfil representativo do turista activo e apaixonado pelas levadas. Concluímos também do impacto de variáveis sócio-demográficas nos índices de satisfação dos turistas. O contributo desta comunicação no âmbito do turismo activo deriva do facto de se tratar de um trabalho pioneiro nesta área especifica e permitir estabelecer um roteiro de análise da problemática.