Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Criação de conhecimento em contexto de pós-modernidade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Criação de conhecimento em contexto d.pdf639.58 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta conferência visa reflectir sobre o papel que nos é reservado, enquanto unidade de investigação em educação. Partindo da definição inicial de conhecimento e do confronto das posições racionalistas e empiristas sobre as formas de acesso a ele, pretende-se debruçar sobre o entendimento de conhecimento saído da revolução científica do século XVI, para, de seguida, mergulhar no actual contexto pós-moderno de transição paradigmática e dele extrair aquilo que se poderá esperar de nós. Qual o fim último da investigação? Serve ela para chegarmos às mesmas conclusões já anteriormente descobertas? Para a reprodução, confirmação e disseminação de um conhecimento já criado? Ou para a gestação de um conhecimento que traga algo de novo, que contribua efectivamente para a melhoria da educação?

Description

Keywords

Conhecimento científico Modernidade Pós-modernidade Educação . Centro de Ciências Sociais

Citation

SOUSA, J. M. (2011). Criação de conhecimento em contexto de pós-modernidade. In C. N. FINO & J. M. SOUSA (Org.). Pesquisar para mudar (a educação) (pp. 65-85). Funchal: CIE.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIE-UMa

CC License