Repository logo
 
Publication

Horta sustentável na escola rural: inovação pedagógica no processo de aprendizagem?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Gorete
dc.contributor.advisorFrança, Tereza
dc.contributor.authorVasconcelos, Maria José de Farias
dc.date.accessioned2019-02-26T14:14:55Z
dc.date.available2019-02-26T14:14:55Z
dc.date.issued2019-02-18
dc.description.abstractApresenta-se a presente dissertação com o tema Horta Sustentável na Escola Rural: inovação pedagógica no processo de aprendizagem, destacando as categorias Educação Ambiental, Aprendizagem, Horta Sustentável e Inovação Pedagógica. Para tanto, discutimos os principais conceitos de educação ambiental, bem como, estabelecemos um estudo teórico sobre inovação pedagógica e suas possibilidades no desenvolvimento da prática pedagógica para o conteúdo de educação sustentável. Utilizamos como metodologia um estudo de caso de natureza qualitativa e como instrumentos de coleta de dados entrevistas e observação participante, com notas de campo, concluindo que a horta sustentável na escola rural contribui para uma aprendizagem crítico reflexiva, baseada no desenvolvimento da autonomia e da criatividade dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Rural Pedro Ibiapino, concluindo que de fato as práticas ali inseridas se mostram como inovadoras e que estas contribuem para a melhoria da aprendizagem dos alunos, pois estes demonstram atitudes coerentes com os conteúdos da referida disciplina.pt_PT
dc.description.abstractWe present the present dissertation with the theme Horta Sustentável in the Rural School: pedagogical innovation in the learning process, highlighting the categories Environmental Education, Learning, Sustainable Horticulture and Pedagogical Innovation. For that, we discuss the main concepts of environmental education, as well as, we establish a theoretical study on pedagogical innovation and its possibilities in the development of the pedagogical practice for the content of sustainable education. We used as a methodology a case study of a qualitative nature and as instruments of data collection interviews and participant observation, with field notes, concluding that the sustainable garden in the rural school contributes to a reflexive critical learning based on the development of autonomy and creativity of the students of the 5th grade of the Pedro Ibiapino Rural School, concluding that in fact the practices inserted there are shown as innovative and that these contribute to the improvement of students' learning, since these demonstrate attitudes consistent with the contents of said subject.pt_PT
dc.identifier.tid202175693pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2280
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação ambientalpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectHorta sustentávelpt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectEnvironmental educationpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectVegetable gardenpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleHorta sustentável na escola rural: inovação pedagógica no processo de aprendizagem?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada ao Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação – área de Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoMariaJoséVasconcelos.pdf
Size:
930.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: